Entre gênios, criatividade e medicina

05/04/2013

De cientistas criativos com histórias como a da descoberta da dupla hélice do DNA, passando por artistas além do seu tempo como Leonardo Da Vinci, músicos como os Beatles, até os dias atuais com inovações tecnológicas trazidas por Bill Gates e outros de seu tempo, e indivíduos excepcionais como o pouco conhecido Christopher Langan, um autodidata americano, nascido em 1952, e que cuida de cavalos nos Estados Unidos foram as histórias abordadas na conferência proferida por Tirone David, no dia 04 de abril de 2013.

O médico brasileiro, radicado no Canadá, Tirone David é novo membro Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina, e em sua palestra por ocasião de sua posse falou sobre criatividade na medicina e em outros campos do saber.

Na área de medicina, David exemplificou a criatividade com técnicas que desenvolveu em seu o campo, a cirurgia cardíaca, e como chegou até essas, exemplificando com casos críticos que se viu obrigado a solucionar na própria sala de cirurgia.

Para o novo Acadêmico, a criatividade é algo que se alcança em equipe, em ambientes que alimentem a pesquisa e que deem subsídios para inventividade. Por fim, lembrou de Thomas Edison que trabalhava 100 horas por semana, inventou uma série de engenhocas com mais de mil e 300 patentes em seu nome e afirmava ser a criatividade é 1% de inspiração e 99% de transpiração.

A apresentação do Dr. Tirone David pode ser consultada no canal da ANM no slideshare. Viste em http://www.slideshare.net/Academia-Nacional-de-Medicina

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.