Acadêmicos brasileiros ganham destaque em evento internacional sobre oncologia integrativa com a China

22/07/2025

Nesta terça-feira (22), a Academia Nacional de Medicina participou de um encontro internacional que cruzou fronteiras em nome da inovação na oncologia. Promovido em parceria com a China Anti-Cancer Association (CACA) e a World Association for Integrative Oncology (WAIO), o evento online reuniu especialistas de diferentes partes do mundo para debater caminhos mais eficazes e humanos no tratamento do câncer. A proposta foi clara: unir saberes, integrar terapias e pensar o futuro da saúde de forma colaborativa e transformadora.

A sessão de abertura contou com as palavras da presidente da ANM, Eliete Bouskela, que destacou a importância do diálogo científico internacional e da construção conjunta de soluções para os desafios da oncologia contemporânea. Também participou da abertura o Prof. Daiming Fan, presidente da CACA, da WAIO e da Asian Oncology Society, além de membro correspondente internacional da ANM.

Encontro internacional contou com a participação da presidente da ANM, Eliete Bouskela, e do Acadêmico Maurício Magalhães

O evento teve como moderadores o Membro Titular da ANM Prof. Maurício Magalhães e a vice-presidente da CACA, Profª Ying Wang, e trouxe uma programação que combinou perspectivas clínicas e científicas de diferentes países.

Entre os destaques brasileiros, o acadêmico Jerson Lima Silva, também Membro Titular da ANM e pesquisador da UFRJ/IDOR, apresentou uma palestra sobre os mecanismos de agregação da proteína mutante p53, propondo essa via como um alvo promissor para terapias oncológicas.

Acadêmico Jerson Lima fala sobre os mecanismos de agregação da proteína mutante p53

Já o Dr. Leandro Ryuchi Iuamoto, representante do Programa Jovens Líderes Médicos (PJLM) da ANM e pesquisador da USP, abordou a ascensão e integração da medicina oriental no Brasil, ressaltando a importância do diálogo entre sistemas tradicionais e a medicina ocidental baseada em evidências.

Dr. Leandro Ryuchi Iuamoto comenta sobre a ascensão e integração da medicina oriental no Brasil

A programação ainda contou com apresentações da Profª Maria Del Pilar Estevez-Diz (USP), que falou sobre o uso de ctDNA em pacientes com cânceres relacionados ao HPV e imunoterapia, do Prof. Jun Ma (Universidade Sun Yat-Sen), que tratou da otimização terapêutica no carcinoma de nasofaringe, e do Prof. Yongxiang Zhao (Universidade Médica de Guangxi), que trouxe uma perspectiva da medicina tradicional chinesa no tratamento oncológico.

O painel de encerramento reuniu os palestrantes e moderadores para uma discussão sobre os rumos da oncologia integrativa.

Assista ao simpósio na íntegra clicando aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.