A Academia Nacional de Medicina abre, nesta quarta-feira (6), as inscrições para os Prêmios ANM 2026, que reconhecem trabalhos científicos de destaque em diversas áreas da medicina. Os interessados poderão se inscrever até o dia 31 de março de 2026.
Ao todo, cinco prêmios serão concedidos:
Cada premiado receberá diploma e a oportunidade de apresentar seu trabalho em sessão pública da Academia.
Os trabalhos devem ser originais, redigidos em português e conter até 10.000 palavras, organizados com os seguintes capítulos obrigatórios: Introdução (com revisão bibliográfica e justificativa), Materiais e Métodos (ou Pacientes e Métodos), Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas. Também devem incluir informações sobre aprovação em Comitês de Ética em Pesquisa e, quando aplicável, em Comissões de Ética em Experimentação Animal.
O primeiro autor deve ser médico com CRM válido, brasileiro nato ou naturalizado, e o trabalho deve ter sido elaborado no Brasil ou no exterior. São aceitos coautores não médicos e estrangeiros.
O trabalho deve ser encaminhado em arquivo anexo por e-mail para premio@anm.org.br, identificado apenas com um pseudônimo, garantindo a avaliação cega pela comissão julgadora. No corpo do e-mail, devem constar os nomes, endereços e telefones do(s) autor(es) e coautor(es). O candidato também deve especificar o prêmio ao qual deseja concorrer. Para as áreas clínica ou cirúrgica, será adotada a classificação da CAPES.
As comissões avaliadoras serão formadas por membros designados pela ANM. Os resultados serão definitivos e irrecorríveis. A cerimônia de premiação ocorrerá durante a solenidade pública de aniversário da Academia Nacional de Medicina, presidida pelo atual presidente da entidade.
Todas as resoluções anteriores sobre os prêmios estão revogadas, conforme deliberação da Diretoria – Biênio 2024/2025. Para mais informações, acesse o regulamento clicando aqui.