José Maria Cambuci do Valle

Nasceu em 13 de agosto de 1791, em São Paulo. Graduou-se pela Academia Médico-Cirúrgica em 1823.

Serviu seu país sendo cirurgião-mór do batalhão de caçadores, em 1817, e, nesta qualidade, foi debelar na Revolução de Pernambuco.

Substituto da Academia Médico-Cirúrgica, em 1822.

Membro Fundador da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, eleito em 17 de junho de 1829. Foi considerado um dos Membros Natos em Sessão de 30 de junho de 1829, junto a Joaquim Candido Soares de MeirellesLuiz Vicente De SimoniJosé Francisco Xavier SigaudJosé Martins da Cruz JobimJean Maurice FaivreJacintho Rodrigues Pereira ReisAntônio Américo D’UrzedoOctaviano Maria da RosaChristovão José dos SantosAntônio Martins PinheiroJosé Augusto Cezar de MenezesAntonio Joaquim da Costa SampaioJoão Alvares CarneiroFidélis Martins BastosJoaquim José da Silva e José Marianno da Silva. Na instituição, foi Vice-presidente (1º trimestre de 1830).

Atuou na área acadêmica como Catedrático de Higiene na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1832.

Tomou parte nos movimentos de Independência do Brasil seguindo assim, em 1832, para o Ceará para dominar a rebelião, com o General Labatut e em seguida, foi para a Bahia agora como Secretário do General Labatut.

Publicou vários trabalhos de sua especialidade, dentre estes “Plano dos Trabalhos da Comissão Permanente das Doenças Reinantes” (1830); “Plano de Organização da Escola Médica” (1831); “Relatório sobre as Memórias de Honório Gurgel do Amaral” (1830); “Aos Respeitáveis e Briosos Habitantes do Império do Brasil” (1823).

Faleceu em 23 de agosto de 1837.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.