Natalino Salgado Filho é eleito Membro Titular da ANM

11/04/2017

Na noite da última terça-feira (11), os Acadêmicos da ANM se reuniram para celebrar a posse do mais novo confrade: o nefrologista Natalino Salgado Filho. A Cadeira ocupada pelo novo Acadêmico é a de número 19, da Secção de Medicina – o ocupante anterior foi Clementino Fraga Filho, que teve seu nome eternizado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada no Anfiteatro Miguel Couto, contou com a presença de familiares e amigos do novel Acadêmico, e foi presidida pelo Acadêmico e 2º Secretário Claudio Cardoso de Castro, na ausência justificada, por motivo de viagem inadiável, do Presidente Acadêmico Francisco Sampaio.

O Acadêmico Natalino Salgado Filho

A mesa diretora da solenidade foi composta pelos Acadêmicos Pietro Novellino (ex-Presidente) e Orlando Marques Vieira (Diretor de Biblioteca); Raimundo Carneiro da Silva (Presidente do Tribunal de Contas da União); Kleber Moraes (Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Felipe Costa Camarão (Secretário de Educação do Maranhão); Luiz Pedro San Gil Jutuca (Reitor da Unirio); Nair Portela Silva Coutinho (Reitora da Universidade Federal do Maranhão); José Roberto Baratella (Presidente da Academia de Medicina de São Paulo); José Marcio Soares Leite (Presidente da Academia Maranhense de Medicina); João Ricardo Moderno (Presidente da Academia Brasileira de Filosofia) e Benedito Buzar (Presidente da Academia Maranhense de Letras).

A chamada Comissão de Honra é designada pelo Presidente, de comum acordo com o recipiendário, e é responsável por acompanhar o Acadêmico em sua entrada no Anfiteatro da instituição pela primeira vez como Membro Titular. Na noite de terça-feira, esta Comissão foi composta pelos Acadêmicos Deolindo Souza de Gomes Couto, Pietro Novellino, Adolpho Hoirisch, Carlos Alberto Basílio de Oliveira, Ronaldo Damião e José Carlos do Valle.

Comissão de Honra junto ao novel Acadêmico

Em seguida, o novel Acadêmico foi convocado a proferir o Juramento Acadêmico, de acordo com o Regimento Interno da instituição:

“Prometo respeitar e fazer respeitar o Estatuto e decisões desta Academia Nacional de Medicina; prometo frequentar as sessões, colaborar nas suas atividades e pugnar pelo engrandecimento da Medicina brasileira; prometo cultivar o sentimento de lealdade e fraternidade para com meus pares”.

Natalino Salgado Filho recebeu o Diploma Acadêmico das mãos do Acadêmico Nestor Schor

Recebeu também a Medalha do Presidente em exercício Claudio Cardoso de Castro. Para a entrega do Diploma, foi convidado o Acadêmico e também nefrologista Nestor Schor.

Ainda de acordo com o Regimento, o Presidente determina, de comum acordo com o recipiendário, um Acadêmico para proferir o discurso de saudação ao novel Acadêmico, em nome da Academia Nacional de Medicina. Este ofício foi desempenhado com a meticulosidade característica pelo Acadêmico Omar da Rosa Santos que, em seu discurso, destacou que a posse do Acadêmico maranhense intensifica a diversidade regional dentro da instituição, tornando-a “nacional por excelência”.

Em seu discurso de posse, o Acadêmico evocou poetas como Carlos Drummond de Andrade para agradecer a todos aqueles que o auxiliaram durante sua trajetória profissional. Também obteve lugar de destaque em seu discurso a importância de sua família, agradecendo em especial à sua esposa, Bernadete, que também é médica e atua como especialista em Endocrinologia e Diabetes.

Em seguida, versou sobre o patrono de sua Cadeira, Manuel Vitorino Pereira, médico, jornalista, escritor, professor e político brasileiro. Discorreu também sobre a trajetória dos Acadêmicos que se seguiram na Cadeira 19: Valentim José da Silveira Lopes, Antonio Ferrari, Waldemar Berardinelli e Clementino Fraga Filho, expressando sua admiração não só pela trajetória profissional de seus antecessores, mas também por sua atuação na ANM. Sobre a Academia Nacional de Medicina, Natalino Salgado Filho ressaltou que na Casa quase bicentenária, ciência e responsabilidade ética se cruzam e se entretecem, afirmando que seus integrantes por muitas vezes extrapolaram o campo de atuação médica, se colocando como símbolos de denodo à causa médico-científica e social.

Ao final do discurso do empossado, o Acadêmico Claudio Cardoso de Castro agradeceu a presença de todos, solicitando, em seguida, à Comissão de Honra que conduzisse o Acadêmico ao Salão Nobre, encerrando a solenidade.

Natalino Salgado Filho nasceu em 25 de julho de 1946, na cidade de Cururupu (MA). Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1973), Residências em Clínica Médica (1974-75 – UFRJ) e Nefrologia (1976/77 – UERJ), Mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1987-UNIFESP) e Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela UNIFESP (1994).

O Acadêmico Natalino Salgado Filho

Professor Titular do Departamento de Medicina do Centro de Ciências Biológicas da Saúde da UFMA. É também docente de diversos Programas de Pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão como os Programas de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e da Criança. É Membro das Sociedades: Brasileira de Hipertensão Arterial, Brasileira de Nefrologia (SBN), International Society of Nephrology (ISN), American Society of Nephrology (ASN), Brasileira de História da Medicina, de Ciências, Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA).

Além deste fato, é Membro do Comitê de Ligas Estudantis de apoio à Nefrologia; Editor de Seção/Nefrologia e Epidemiologia Clínica do Brazilian Journal of Nephrology. É Chefe do Serviço de Nefrologia do HUUFMA e Coordenador do Projeto PREVRENAL. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando nos temas: hipertensão arterial e doença renal crônica.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.