A Academia Nacional de Medicina manifesta profundo pesar pelo falecimento, nesta quinta-feira (14), do Membro Emérito Roberto Soares de Moura, ocupante da Cadeira nº 89, que tem como patrono João Moniz Barreto de Aragão. Eleito em 10 de junho de 1989, tomou posse em 22 de agosto do mesmo ano, sob a presidência de Jorge Sampaio de Marsillac Motta e foi saudado pelo Acadêmico Carlos Chagas Filho. Tornou-se Emérito em 2 de junho de 2022, sucedendo na Cadeira o Acadêmico Raymundo de Castro Moniz de Aragão.
Renomado médico, pesquisador e professor, Roberto Soares de Moura construiu uma trajetória de excelência na ciência e na farmacologia, deixando contribuições inestimáveis para o conhecimento na área de Ciências Aplicadas à Medicina. Sua dedicação à pesquisa, ao ensino e ao desenvolvimento científico permanecerá como inspiração para as futuras gerações.
A Academia Nacional de Medicina se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor, rendendo homenagem à vida e ao legado de um Acadêmico cuja obra e exemplo engrandecem a história da medicina brasileira.