NOTA DE PESAR

Acadêmica Léa Ferreira Camillo-Coura

Acadêmica Léa Ferreira Camillo-Coura

A Academia Nacional de Medicina, enlutada, comunica o falecimento, na data de hoje, 28/01/2023, da querida Acadêmica Lea Ferreira Camillo-Coura, após prolongada internação.
A cremação será amanhã, domingo, dia 29/01/23 no Cemitério da Penitência, Caju, e o velório será realizado de 8:30 às 11:30, na Capela 9.

Lea Camillo-Coura graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1957 como 1ª colocada em sua turma.

Em 1963 foi contemplada com uma bolsa de estudos pela Fundação da Casa do Brasil na Grã-Bretanha, para realizar estudos de pós-graduação em nível de mestrado na “The London School of Hygiene and Tropical Medicine”, Universidade de Londres.

Entre as distinções recebidas destacam-se o título de Pesquisadora Emérita do CNPq (2005); o prêmio Gerhard Domagk (1970); Medalha de Mérito Naval (Tamandaré), Mérito Santos Dumont (1982) e Medalha do Pacificador (1985) e Cidadã Honorário do Município do Rio de Janeiro. Eleita Mulher do Ano (Medicina) pelo Conselho Nacional das Mulheres do Brasil em 1991. Recebeu da FIOCRUZ a medalha Hortência Hurpia de Hollanda pelos trabalhos realizados em prol da educação. Recebeu da Presidência da República, o Grau de Comendador da Ordem do Mérito Científico do Brasil.

Foi eleita Membro-Titular da Academia Nacional de Medicina em 23 de maio de 1985.
Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Ascaridíase. Importância em saúde pública, dinâmica da transmissão e perspectivas de controle”.


A Acadêmica Lea Camillo-Coura também ficou conhecida como a primeira mulher eleita, por sistema de votação, Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.