Poluição & Saúde

EM SIMPÓSIO NA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA, POLUIÇÃO E SEUS IMPACTOS PARA SAÚDE SÃO OS PROTAGONISTAS

Simpósio Poluição e Saúde

Na última quinta-feira (22), o simpósio semanal da Academia Nacional de Medicina (ANM) abordou o tema Poluição e Saúde, organizado pelos Acadêmicos Paulo Saldiva e Walter Zin, responsável por abrir a primeira parte do evento. Ambos ressaltaram a importância do assunto e as preocupações com os efeitos da poluição na sociedade.

A professora Lea Grinberg, da Universidade da Califórnia em São Francisco, ministrou a palestra sobre o tema Poluição do Ar e Doenças Neurodegenerativas, em que definiu a doença como uma “perda progressiva dos neurônios” e a causa de demência, déficit cognitivo e motor. Apenas uma pequena parcela desses casos neurodegenerativos são genéticos, a maioria deles acontece de forma aleatória. A professora evidenciou que os gastos causados por essas enfermidades são maiores que o câncer e doenças do coração. Os números não mentem, e os estudos mostrados abordam a prevenção e a relação da poluição com o déficit cognitivo, mas ainda são informações com poucas evidências.

A professora Mariana Veras, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), apresentou o tema Mecanismos de Acesso de Micropartículas ao Sistema Nervoso Central. Nele, foi abordado os efeitos negativos da poluição em diferentes áreas da saúde, entre eles, o sistema respiratório, cardiovascular e endócrino. Foi pontuado as implicações no Sistema Nervoso Central (SNC), causando as doenças neurodegenerativas e explicou os estudos experimentais, que são pioneiros no entendimento de como as partículas chegam aos tecidos e ao SNC. Para finalizar, foi abordado as pesquisas feitas pela sua equipe no Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental.

Simpósio Poluição e Saúde

Na segunda parte do simpósio, as apresentações retornaram com o tema Poluição do Ar e Gestação, ministrado pela professora Rossana Pulcinelli Francisco, da FMUSP. Foi abordado as principais complicações que as consequências da poluição podem trazer ao feto e a mãe, entre elas: mortalidade, prematuridade, baixo peso ao nascer, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. Outro fator importante é que essa exposição em excesso pode contribuir até mesmo com mudança genética no bebê, e a poluição deixa ainda mais difícil todas as mudanças fisiológicas da mulher nessa fase. Para entender os efeitos e o impacto na população, a equipe da professora Rossana fez um estudo com gestantes da cidade de São Paulo utilizando diferentes medidores e obtiveram resultados que afirmam: quanto mais precoce o contato do bebê com a poluição, pior para o organismo dele.

Finalizando o simpósio, o tema Poluição do Ar e a Superfície Ocular foi ministrado pelo Acad. Paulo Saldiva, que exibiu uma pesquisa feita em duas cidades de São Paulo, a capital paulista e Divinolândia, para entender o impacto da poluição ocular. A localização foi escolhida justamente pela diferença de tamanho e população, e os resultados mostraram uma discrepância entre elas, então a equipe decidiu realizar diferentes testes para entender melhor a situação, separando até mesmo os trabalhadores da mineração para ter diferentes índices sobre a resistência do organismo.


Antes de encerrar a sessão, o Presidente da ANM, Acadêmico Francisco Sampaio, fez perguntas aos palestrantes e abriu para comentários dos Acadêmicos. Para assistir o simpósio na íntegra, visite o nosso canal no Youtube.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.