PRA QUE SERVEM AS VEIAS? COMO EVITAR AS VARIZES?

Dr. Bernardo Senra da Cunha Barros

Acad. Arno von Buettner Ristow

Para o que servem e como funcionam as veias?

As veias são estruturas com formas similares a tubos que transportam o sangue e são responsáveis por traze-lo de volta ao coração.

Diferentemente das artérias, que levam o sangue do coração para os tecidos e possuem paredes fortes, as veias apresentam paredes finas e que se dilatam facilmente. Tal característica torna o fluxo sanguíneo lento e, para promover sua função de retornar o sangue para o coração, elas possuem válvulas que se fecham entre os batimentos cardíacos, prevenindo o retorno do sangue (ou refluxo). 

Os músculos da panturrilha são verdadeira bomba que impulsiona o sangue em direção ascendente mas, nesse trabalho, as veias superficiais ou profundas podem sofrer dilatações e deformações e, assim, constituírem as varizes. Varizes também podem ocorrer, por outros motivos, nas paredes de órgãos internos (estômago, esôfago, etc.), mas as que surgem nas pernas são as mais comuns e conhecidas.

Quais são as causas das varizes?

Nem todo mundo tem varizes, mesmo quando estão expostos às situações que, em outras condições, as causariam. Estima-se que até 70% das pessoas tenham varizes, a maioria delas do sexo feminino. Com o passar do tempo e devido a fatores hereditários, as veias diminuem a sua elasticidade normal e as válvulas venosas perdem sua eficiência. Com isso, o sangue passa a ficar parado ou mesmo a refluir dentro das veias, provocando a dilatação delas.

Outros fatores que favorecem o aparecimento de varizes são:

Quais são os sinais e sintomas das varizes?

Na maioria das vezes as varizes não provocam sintomas nos seus estágios iniciais e o principal problema que causam é de natureza estética. No entanto, alguns sinais e sintomas podem ser mencionados e podem evoluir se não tratados:

Nas mulheres, esses sintomas tendem a piorar durante a menstruação e a gravidez.

Como o médico diagnostica as varizes?

O diagnóstico de varizes pode ser feito pelo  exame físico local. Através de algumas manobras clínicas o médico pode verificar quais veias estão comprometidas. O mapeamento dos segmentos varicosos pode ser feito com a ajuda do Doppler colorido, um exame de imagem, que também pode auxiliar no encontro de tromboses e na localização de alterações do fluxo sanguíneo venoso. Em casos mais sérios e que exigem maior precisão diagnóstica, podem ainda ser feitos exames mais sofisticados.

Como se trata as varizes?

As varizes de perna podem ser tratadas pela remoção cirúrgica das veias comprometidas ou esclerose delas por meios químicos, espumas ou por Laser. O procedimento cirúrgico é rápido, o tempo de hospitalização é curto e a recuperação pode ser feita em casa. As veias superficiais podem ser esclerosadas pela injeção de drogas, a fim de que não mais produzam refluxo e se estabeleça uma circulação não varicosa e se criem novos vasos. Esse procedimento esta indicado com o uso de espuma mesmo nas veias mais calibrosas, no entanto, não é indicado para as veias profundas. Depois da recuperação, deve-se caminhar diariamente para estimular a circulação do sangue e evitar o aparecimento de novas varizes. Quando pisamos, o sangue acumulado nos pés é bombeado para cima e o mesmo acontece quando exercitamos os músculos da panturrilha. Por isso, caminhar é muito importante para prevenir ou tratar as varizes.

Advertências úteis a pessoas com varizes nas pernas:

Como evoluem as varizes?

Se tratadas corretamente as varizes podem desaparecer ou serem muito reduzidas. Quando não tratadas ou não manejadas adequadamente, as varizespodem levar a complicações, algumas das quais sérias, devido à estagnação do sangue ou a distúrbios tróficos dos tecidos que não são adequadamente irrigados, tais como:

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.