Presidente da ANM se reúne com Ministro do STF para abordar abertura de escolas médicas

26/01/2024
Acadêmico Raul Cutait, Presidente Acad. Eliete Bouskela e o Presidente  Ministro do STF Luís Roberto Barroso. Créditos da foto: Antonio Augusto/SCO/STF
Acadêmico Raul Cutait, Presidente Acad. Eliete Bouskela e o Presidente do STF, Ministro Luís Roberto Barroso. Créditos da foto: Antonio Augusto/SCO/STF

A abertura de novas escolas médicas no Brasil é um assunto que muito preocupa a Academia Nacional de Medicina (ANM). Durante as Sessões Científicas de 2023, esse tema foi largamente discutido entre os Acadêmicos e com a presença dos representantes de entidades médicas, e atualmente, a Lei dos Mais Médicos segue em votação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em vista disso, o Presidente do STF, Ministro Luís Roberto Barroso, recebeu em Brasília a Presidente Acad. Eliete Bouskela e o Acadêmico Raul Cutait, representando a ANM, junto com representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) José Hiran Gallo, da Associação Médica Brasileira (AMB) César Eduardo Fernandes, e da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) Sandro Schreiber.

A reunião debateu a abertura de novas escolas médicas no país, em que as entidades médicas defenderam em conjunto a necessidade de mais critérios para a aprovação desses cursos, além de expressarem os riscos dessa ação desenfreada, principalmente na qualidade da formação dos alunos. A visão do Poder Judiciário foi abordada, assim como as estratégias para melhorar a distribuição de médicos no Brasil.

Atualmente, o tema está tramitando no STF em duas ações relatadas pelo Ministro Gilmar Mendes e deve retomar o julgamento em fevereiro.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.