Área do acadêmico Transmissão ao vivo
EN PT ES

Bruno Monteiro Tavares Pereira

Dr. Bruno Pereira graduou-se em Medicina em 2003. Especializou-se em Cirurgia Geral (2004 – 2006) com área de atuação em Cirurgia do Trauma (2007). Neste mesmo ano, fez Pós-Graduação em Medicina de Urgência e Emergência (Universidade de Buenos Aires AR).

Entre 2008 – 2010, fez seu Fellowship/ Research em Cirurgia do Trauma/ Terapia Intensiva na Universidade de Miami/ Ryder Trauma Center/ Jackson Memorial Hospital. Lá obteve a oportunidade de aprender também sobre Telemedicina e de trabalhar voluntariamente com o Exército Americano. Atualmente trabalha no Departamento de Cirurgia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP onde defendeu seu Mestrado em 2012 e seu Doutorado em 2014. Na UNICAMP recebeu 3 homenagens consecutivas dos alunos da graduação de medicina (2014, 2015, 2016). Foi em 2015 que Dr. Bruno recebeu o prêmio Marquis Publication Board por ter contribuído consideravelmente na sociedade em seu campo de atuação.

Dr. Bruno atua também como Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade Vassouras e é coordenador da Pós-Graduação de Medicina de Emergência da Universidade Redentor. Possui atualmente mais de 85 publicações, dentre elas artigos científicos indexados e capítulos de livro. Sobre suas atuações na comunidade, Bruno representa hoje a Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal (WSACS 2017-2019) tendo sido o primeiro presidente mais jovem da Sociedade e primeiro presidente da América Latina.

Seu trabalho na WSACS baseia-se em difundir, pesquisar e educar sobre fisiologia, patologias e complicações originárias do compartimento abdominal, temas contemporâneos que vem se tornando cada vez mais do interesse de cirurgiões e intensivistas.

Na América Latina, Dr. Bruno Pereira faz parte da Sociedade Pan Americana de Trauma onde foi durante 5 anos Co-Diretor do Comitê de Desastres desta renomada sociedade. No Brasil, admitiu a presidência do capítulo São Paulo da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma – SBAIT (2017-2019), onde vem implementado em conjunto com a diretoria deste mandato diversas medidas que refletem sobre a sociedade local. Uma destas medidas é a atuação no campo da prevenção de acidentes e trauma publicando guias informativos, chancelados pela SBAIT, para a população leiga em geral. Nestes guias, disponíveis gratuitamente no site da Sociedade a população pode se informar em como se comportar no caso de queimaduras, acidentes de trânsito, acidentes com raios, quedas e etc.


No âmbito da medicina privada, Dr. Bruno Pereira idealizou e criou o primeiro grupo de cirurgiões do Brasil capacitados para atender no cenário de urgência/emergência e trauma. Neste modelo original, não só a consistência técnica seria importante, mas além disso a capacidade de gestão e gerenciamento de qualidade. Atualmente o Grupo Surgical realiza mais de 1700 cirurgias/ano, com índices de qualidade mensurados. Foi também com o Grupo Surgical que esteve envolvido na criação do primeiro centro de Trauma privado da região metropolitana de Campinas em associação ao Grupo Américas.


A contemplação do título de Jovens Lideranças Médicas pela Academia Nacional de Medicina vem certamente acompanhada de muitos desafios e metas a serem cumpridas, motivo de honra para o Dr. Bruno e oportunidade para buscar projetos ainda maiores que reflitam no bem estar da comunidade. Prof. Dr. Bruno M Pereira, possui como áreas de interesse: Cirurgia do Trauma, Novidades na área de Trauma, Medicina de Urgência e Emergência, Elementos de Coagulação, Medicina de Guerra, Treinamento em Cirurgia do Trauma, Terapia Intensiva, Educação Médica, Processo de decisão crítica e tomada de decisão em cenário adverso.