Marcos Nakamura Pereira

Graduou-se médico em 2005 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especializou-se em Obstetrícia e Ginecologia no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Permaneceu no IFF para o curso de Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher e deu continuidade à sua formação acadêmica na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), onde cursou o Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, concluído em 2017.

Desde o término da residência médica, mantém contínua atividade prática assistencial e didática. Entre 2008 e 2013, foi professor do curso de Obstetrícia da Universidade Gama Filho; de 2012 a 2013, professor substituto de Obstetrícia da UFRJ; e de 2014 a 2015, professor de Obstetrícia da Universidade Estácio de Sá. Em 2012, implantou e foi o primeiro coordenador do serviço de Obstetrícia do Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, que atende anualmente mais de 5.000 partos no município do Rio de Janeiro.

Desde 2017 é vice-presidente da comissão nacional de mortalidade materna da FEBRASGO. Atualmente, é médico do IFF/FIOCRUZ, após aprovação em concurso público, mantendo atividade assistencial e de pesquisa. É integrante do grupo de pesquisa que realizou o inquérito nacional “Nascer no Brasil”. Atualmente colabora outros inquéritos e ensaios clínicos multicêntricos. Até outubro de 2019, publicou 44 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Os artigos de sua autoria ou coautoria apresentam mais de 500 citações nas bases Scopus e Web of Science, resultando em h-index de 14 e 13, respectivamente. Desde a 11ª edição participa ativamente do “Rezende Obstetrícia”, tratado de maior renome da especialidade no Brasil. São de sua lavra 38 capítulos publicados, tanto nas sucessivas edições desse livro, como de outros da especialidade.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.