Rafael Silva Duarte

Rafael Silva Duarte MD, PhD, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2013, e também Bacharelado em Microbiologia e Imunologia (1997), mestrado em Ciências (Microbiologia) (2000) e doutorado em Ciências (Microbiologia) (2004) pela UFRJ.

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro no departamento de Microbiologia Médica, atuando no laboratório de Micobactérias.

O pesquisador apresenta ampla experiência na área de Microbiologia Médica, com atividade atual voltada para Micobacteriologia e Infectologia, atuando, junto com os profissionais do laboratório, principalmente nos seguintes temas: caracterização de marcadores bioepidemiológicos de micobactérias de importância médica, veterinária e ambiental; avaliação fenotípica e genotípica da susceptibilidade de micobactérias a antimicrobianos de uso terapêutico e saneantes aplicados nos diferentes níveis de desinfecção; caracterização da produção de micobacteriocinas em micobactérias; caracterização da fisiologia do processo de latência/dormência em micobactérias; epidemiologia molecular de bactérias de interesse médico e taxonomia bacteriana; caracterização fenotípica e genotípica de cocos grampositivos de importância médica e veterinária.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.