Ricardo Mingarini Terra

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 1999. Fez residência médica em cirurgia geral e em cirurgia torácica no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP no período de 2000 a 2003. Defendeu doutorado no programa de Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Faculdade de Medicina da USP em 2008 e concluiu mestrado na Universidade Harvard em 2012. Foi aprovado em Concurso de Livredocência em Cirurgia Torácica na Faculdade de Medicina da USP em 2015. Foi contratado como médico assistente do Serviço de Cirurgia Torácica do Instituto do Coração (InCor/FMUSP) em 2006 e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) em 2009. Desde então coordena os Grupos de Cirurgia Torácica Oncológica e de Doenças Pleurais de ambas as instituições.

Foi contratado como Professor Doutor de Cirurgia Torácica (MS-3) da Faculdade de Medicina USP em 2013 e atualmente ocupa o cargo de Professor Associado (MS-5). Tem ampla atividade associativa, tendo ocupado o cargo de Presidente do Departamento de Cirurgia Torácica da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (2012-2014) e, desde 2015, é Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica onde implantou o Banco de Dados Brasileiro e o curso unificado de treinamento de residentes em cirurgia minimamente invasiva, além de estabelecer diversas parcerias com sociedades internacionais. Suas áreas de atuação e pesquisa focam em oncologia torácica (em especial câncer de pulmão e derrame pleural neoplásico) e cirurgia minimamente invasiva (videotoracosocopia e cirugia robótica), tendo mais de 55 artigos publicados em periódicos indexados no Pubmed.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.