Realidade Virtual

Realidade virtual, ensino médico e Chat GPT são discutidos em simpósio na ANM

Ex-Presidente acad. Pietro Novellino, Presidente Francisco Sampaio e Benemérito da ANM Pedro Grossi

O uso de inteligência artificial (IA) está sendo cada vez mais abordado, e foi tema do simpósio da última semana na Academia Nacional de Medicina (ANM). O assunto Realidade Virtual foi organizado pelo Acadêmico José J. Camargo, com intuito de mostrar “o que já existe e o que está para existir em inteligência artificial, em relação à atividade e ensino médico”, afirmou o Presidente Acad. Francisco Sampaio.

O uso de inteligência artificial foi o fio condutor para as palestras da tarde. A primeira apresentação abordou A Medicina no Século XXI, ministrada pelo Professor Luciano Eifler, em que foi feita uma introdução sobre a evolução da tecnologia nas mais diversas áreas até chegarmos na medicina. O professor apresenta diferentes usos da IA na área de saúde, principalmente na assertividade do diagnóstico, no treinamento dos residentes, no atendimento remoto, no uso de equipamentos e materiais, entre outros. Para exemplificar como seria o uso de IA na telemedicina, o professor Luciano menciona um desenho animado futurista bem famoso, os Jetsons.

O Chat GPT marcou a segunda parte do simpósio com as suas funcionalidades e o medo de substituição. O Professor Chao Wen, da Universidade de São Paulo (USP), abordou essa ferramenta explicando a sua criação, como funciona e como é possível estabelecer um diálogo com a IA. Professor Chao Wen ressalta que o próprio chat emite um alerta informando que não é a fonte mais confiável de pesquisa e sim, uma ferramenta de apoio aos profissionais. “Temos que tomar muito cuidado”, afirma o professor. Para o futuro, o recomendado é que o GPT seja ajustado para ficar mais preciso para uso médico e com fontes confiáveis.

Professora Patrícia Tempski na sua apresentação

A apresentação da Professora Patrícia Tempski, da USP, sobre Inteligência Artificial e o Ensino Médico aprofundou o uso do Chat GPT entre os profissionais. Foi explicado como funciona e levantadas as questões sobre o medo dos especialistas em serem substituídos pela ferramenta, algo que foi desmentido pela professora, afirmando que a experiência dos profissionais irá prevalecer. Assim como o professor Chao Wen, a professora Patrícia apontou quais pontos devem ser melhorados e acredita que o futuro da educação é recriar com as ferramentas que são nos dadas,”e o chat é isso”.

O simpósio também contou com a apresentação do Professor Carlos Carvalho, sobre As Inteligências Artificiais na Saúde, em que foi abordado a evolução da tecnologia na saúde e o uso do Chat GPT nos diagnósticos. Os Acadêmicos puderam fazer perguntas sobre as palestras, salientando ainda mais a importância da discussão do tema Realidade Virtual. 


Para assistir o simpósio completo, visite nosso canal no Youtube.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.