Rui Monteiro de Barros Maciel toma posse como Membro Titular

21/11/2017

Na última terça-feira, 21, Acadêmicos, amigos e familiares do Dr. Rui Monteiro de Barros Maciel se reuniram no Anfiteatro Miguel Couto para celebrar a Sessão Solene de Posse do médico como Membro Titular da Cadeira 49 da Academia Nacional de Medicina.

Mesa diretora da solenidade

Diante de auditório repleto de familiares, amigos, colegas de trabalho e Acadêmicos, o Professor foi conduzido por Comissão de Honra formada pelos Acadêmicos Luiz Felippe Mattoso, Eliete Bouskela, Ricardo Cruz, José Luiz Gomes do Amaral, Paulo Hoff e Natalino Salgado Filho. A consagração como Membro Titular veio depois do tradicional juramento Acadêmico e da entrega do colar e medalha Acadêmica pelo Presidente Acadêmico Jorge Alberto Costa e Silva e do Diploma Acadêmico pelo Acadêmico José Osmar Medina Pestana, que expressou júbilo pela posse do novo imortal.

Na entrega do diploma, os Acadêmicos José Osmar Medina e Jorge Alberto Costa e Silva junto ao empossado

A saudação do novo Acadêmico ficou a cargo do Acadêmico Rubens Belfort Jr., que fez discurso ressaltando não apenas os atributos acadêmicos do endocrinologista, mas também sua trajetória pessoal e a de sua família, destacando sua dedicação e empenho para os avanços da prática e pesquisa médica. Mencionou também a perenidade da Academia e seus valores, marcados pela tradição e comprometimento em debater a importância da pesquisa científica, do conhecimento e das práticas adequadas.

Iniciando seu discurso de posse, o Acadêmico agradeceu a todos os presentes por tomarem parte nesse momento ímpar de sua trajetória pessoal e profissional. Segundo o Acadêmico, é uma honra integrar a egrégia instituição, pela qual sempre teve admiração e respeito.

Acadêmico Rubens Belfort durante seu discurso de saudação

Após ressaltar a importância das atividades realizadas pela instituição que busca o bem-estar das pessoas e o progresso da medicina, Rui Maciel prometeu honrar a memória da Academia e promover ações que fortaleçam a prática médica. Apresentou um breve histórico da Cadeira 49 da Secção de Medicina, cujo patrono é Enjolras Vampré, pai da neurologia paulista. Abordou também a trajetória dos demais ocupantes da cadeira: Leonel Justiniano da Rocha, Waldomiro Pires Ferreira e Antônio Rodrigues de Mello e seu antecessor, o Acadêmico Hélcio Alvarenga, Professor Titular Emérito de Neurologia da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, falecido em 29 de agosto de 2015.

O novel Acadêmico saudou ainda seu padrinho e colega de turma Rubens Belfort Jr., e os membros da comissão de honra que o acompanhou. Agradeceu aos mestres que teve ao longo de sua vida, colegas de curso e profissão, seus alunos e à sua família, especialmente seu pai e avô, inspirações e grandes incentivadores de sua carreira. Encerrou seu discurso homenageando seus amigos de trajetória com uma citação de Nikolai Gogol “Aparentar-se pelo coração e não pelo sangue, coisa de que só o ser humano é capaz”.

O Presidente Acadêmico Jorge Alberto Costa e Silva congratulou o Novel Acadêmico por sua impecável campanha e discurso, conforme a tradição da casa, e destacou sua carreira e méritos. Em seu discurso, citou filósofos como Kant, Platão e Sócrates para reforçar que a Academia tem compromisso com a reflexão filosófica sobre o homem, a vida, a saúde e a doença, para contribuir para o progresso da sociedade. Refletiu sobre a ciência como importante fator de mudança, e citou Einstein: “Pela ciência, o homem descobre os fatos objetivos da natureza externa, mas pela filosofia, realiza o homem valores subjetivos em sua natureza interna; a ciência torna o homem erudito, a filosofia torna o homem bom e feliz”.

O novel Acadêmico Rui Maciel

Ressaltou a missão do ser-humano de encontrar o elo de união entre os homens e o dever do homem em conhecer a si mesmo, possuir conhecimento da ciência da alma e o amor à sabedoria.

O Presidente concluiu seu discurso oferecendo boas-vindas ao Novel Acadêmico no processo de reflexão e ação para a construção de uma melhor sociedade, e em seguida solicitou à Comissão de Honra que conduzisse o Acadêmico ao Salão Nobre, encerrando a solenidade.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.