Saúde & Socioeducação

ANM e DEGASE se unem em simpósio sobre Saúde e Socioeducação

Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, Secretário-Geral Acad. José Galvão-Alves, Presidente Francisco Sampaio e Diretor Geral do DEGASE Victor Poubel no simpósio “Saúde e Socioeducação”

Na última quinta-feira (13), a Academia Nacional de Medicina (ANM) organizou o simpósio Saúde e Socioeducação, juntamente com o Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (DEGASE). O anfiteatro da ANM recebeu cerca de 100 alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e funcionários do DEGASE para debater a importância desse assunto para a sociedade.

O simpósio foi coordenado pelo Presidente da ANM, Acad. Francisco Sampaio, e o Diretor Geral do DEGASE, Delegado Victor Poubel, com o intuito de discutir os aspectos da maioridade penal, a ressocialização dos menores infratores, o papel da educação, ressaltado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro Profª. Roberta Barreto, entre outros temas. Sobre o papel da instituição nesse momento, o delegado afirma: “Cabe ao DEGASE, num curto período, buscar recuperar esses jovens ao retorno do convívio da sociedade”.

Uma das principais ações para contribuir com a socioeducação dos jovens brasileiros é a criação de Políticas Públicas de Saúde. Para abordar esse tema, a ANM recebeu o Secretário Estadual de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr., também conhecido como Dr. Luizinho, que salientou a missão do Governo do Estado em erradicar os casos de tuberculose no Rio de Janeiro, o segundo estado com o maior número de casos em todo Brasil, e tratar fortemente a questão da prevenção da gravidez na adolescência, principalmente nas comunidades, oferecendo implantes contraceptivos as jovens. Para ambos os casos, o Sistema Único de Saúde será protagonista ao oferecer tratamento gratuito e de qualidade a população.

A vivência dos jovens nas comunidades do Rio de Janeiro também foi um tema fortemente discutido durante o simpósio. O Vice-Prefeito do Município, Nilton Caldeira, expôs as questões envolvendo a municipalidade, em que os jovens, muitas vezes, desconhecem o mundo fora da comunidade. Para expandir esse universo, o Vice-Prefeito afirma que a educação deve ser o principal investimento do Estado. 

Público no simpósio “Saúde e Socioeducação”

Na segunda parte do simpósio, as palestras contribuíram para que o público entendesse ainda mais como funciona o trabalho do DEGASE com os jovens assistidos. Esteve presente o Dr. Cleiton Toledo Cabral, médico do DEGASE para abordar a Saúde Mental dos Adolescentes e Servidores da Socioeducação e determinantes Sociais, focando no  tratamento multidisciplinar, em que eles são atendidos por diferentes áreas contribuindo com a melhora nos aspectos psicológicos dos jovens assistidos e também dos funcionários: “Todo funcionário do DEGASE é agente desse processo. Nós fazemos um trabalho muito nobre e muito difícil. A sociedade precisa do nosso trabalho”, finalizou Dr. Cleiton.

A Coordenadora de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do DEGASE, Evangelina Dantas, explicou sobre as atividades socioeducativas feitas pela Instituição com os jovens assistidos. Ela exibiu as atividades feitas e explicou o impacto disso no processo de ressocialização e para que possam se ancorar nisso como um projeto de vida.
O Simpósio também contou com a presença do Deputado Estadual Sérgio Azevedo Filho, para abordar o papel do Legislativo na Promoção da Saúde Pública, e com Caroline Maria Arantes de Morais, do Ministério da Saúde, falando sobre o PNAISARI – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes. Os alunos presentes puderam fazer perguntas para compor ainda mais as apresentações.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.