Sessão Comemorativa dos 100 anos da
Sociedade Brasileira de Oftalmologia – SBO

SIMPÓSIO NA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA CELEBRA 100 ANOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA

Simpósio Sessão Comemorativa dos 100 anos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia – SBO

Na última quinta-feira (29), a Academia Nacional de Medicina celebrou, em um simpósio, os 100 anos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), comemorado no início do mês. O tema Sessão Comemorativa dos 100 anos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia – SBO foi organizado pelo Acadêmico Oswaldo Moura Brasil e o presidente da SBO, Mario Motta, que relembraram a longa relação entre as duas entidades.

O tema Atualização em Cirurgia da Catarata, ministrada pelo Dr. Miguel Ângelo Padilha foi a palestra de abertura do simpósio. Nela, foi explicado tudo sobre os primórdios desta cirurgia, como surgiu e as primeiras experiências feitas. O médico fez uma passagem até os métodos mais recentes, os principais tipos de procedimento, as atualizações das lentes e as suas contraindicações. Ele ainda afirmou que a cirurgia com laser é uma realidade existente atualmente, porém, é mais custosa e não realiza todas as etapas do procedimento.

Para dar continuidade no simpósio, o tema Alterações Oculares no Diabetes, apresentado pelo Dr. Aderbal Albuquerque Alves Junior explicou como e quando a diabetes pode afetar a visão. Essa é uma das principais causas de cegueira em idade produtiva, de acordo com os dados mostrados de uma pesquisa realizada na Inglaterra. Nesses casos, o tratamento mais importante deve ser a atenção primária e a busca ativa, essenciais para a descoberta dessa relação. Além de um acompanhamento metabólico, exames de imagem e técnicas com laser.

Acadêmico Oswaldo Moura Brasil realizando a sua apresentação

O simpósio retornou para a apresentação sobre A Sociedade Brasileira de Oftalmologia e a Academia Nacional de Medicina, ministrada pelo Acad. Oswaldo Moura Brasil. O intuito dessa palestra foi abordar a relação de longa data entre as duas instituições, citada na abertura do evento. O Acadêmico ressaltou a presença de ambas na comunidade científica e médica, e os seus aspectos históricos desde a fundação da SBO.

A palestra seguinte foi ministrada pelo Dr. Marcos Ávila sobre o tema Degeneração Macular da Idade, em que o intuito foi apresentar os novos horizontes dos tratamentos dessa doença. Esse não é um caso tão popular, mas 170 milhões de pessoas no mundo possuíam Degeneração Macular da Idade (DMRI) em 2015, e a estimativa é que esse número tenha chegado a 300 milhões. O médico explicou sobre os dois tipos, a seca e a neovascular, os principais impactos desta atrofia na vida do paciente e ressaltou a importância da suplementação para o tratamento. Ao finalizar, ele nos mostrou diferentes opções de procedimentos e cuidados para o paciente.

Dr. Macos Ávila ministrando sobre o tema Degeneração Macular da Idade

A última palestra do simpósio foi ministrada pelo presidente da SBO, Dr. Mario Motta, sobre o tema Retinopatia de Prematuridade (ROP). Ao iniciar, a definição dessa doença foi abordada, o histórico e a sua descoberta, que é a maior causa de cegueira infantil. Esse é um caso com tendência à progressão e para evitar a cegueira é preciso realizar o exame físico, e na maioria dos casos, o tratamento a laser é a melhor opção. O médico exibiu uma segunda opção, o Anti VEGF, comparando resultados de pesquisa do uso dos dois e os benefícios e malefícios de cada um. Antes de se despedir, Dr. Mario Motta ainda afirmou: “Cuidar de ROP é cuidar do futuro”. 

Para assistir o simpósio na íntegra, visite o nosso canal no Youtube.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.