Sessão da ANM emociona com relatos de acadêmicos sobre momentos decisivos na carreira médica

24/07/2025

A Academia Nacional de Medicina realizou, nesta quinta-feira (24), uma sessão especial marcada pela emoção e por reflexões sobre a trajetória profissional de seus membros. Com o tema “Momentos que impactaram na minha vida profissional”, 16 acadêmicos compartilharam experiências pessoais que buscaram inspirar jovens médicos diante dos desafios da carreira.

“Momentos que impactaram na minha vida profissional”. Mesa diretora composta pela Presidente Eliete Bouskela, o organizador do simpósio, Acadêmico José de Jesus Camargo, e o Acadêmico Maurício Magalhães

Abrindo a sessão, o Acadêmico Rossano Fiorelli destacou a influência de seus mestres e sua vivência no Memorial Sloan Kettering, em Nova York. Em seguida, o Acadêmico José Osmar Medina relatou sua trajetória, da juventude como torneiro mecânico à liderança no Hospital do Rim, enfatizando empatia e perseverança.

Professor Walter Zin emocionou ao recordar uma aluna que agradeceu, anos depois, por sua escuta acolhedora; Já o Acadêmico Eduardo Lopes Pontes defendeu a humanização da medicina após vivenciar uma experiência fria na infância; e Doutor Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro relembrou um diagnóstico raro em Paris, exaltando o conhecimento em doenças tropicais.

Professor Walter Zin recorda momento difícil em que acolheu aluna e a mesma o agradece anos depois

O Acadêmico Jorge Rezende Filho contou como uma greve universitária o levou a acompanhar seu primeiro parto aos 18 anos. O último relato do primeiro bloco foi do Professor Jorge Kalil, que participou da aprovação de vacinas da Covid-19 nos EUA. Emocionado, lembrou o momento em que os dados positivos da Moderna foram divulgados: “Saí do meu escritório com lágrimas nos olhos. Falei para minha mulher: ‘Estamos salvos. Temos a vacina.’”

Após o intervalo, o Professor Carlos Eduardo Brandão abordou sua atuação no acidente radioativo de Goiânia e na epidemia de AIDS, e o Acadêmico Marcelo Morales falou sobre a criação da Rede Vírus e o desenvolvimento da vacina brasileira Spintek. Doutor Eduardo Benchimol Saad relatou o caso de parada cardíaca do irmão, reforçando a importância dos desfibriladores automáticos.

Durante simpósio, Acadêmico Carlos Eduardo Brandão relembrou sua atuação no acidente radioativo de Goiânia e na epidemia da AIDS

O Professor José Luiz Gomes do Amaral destacou a compaixão na medicina e sua atuação com grupos marginalizados. Outros acadêmicos abordaram temas como pesquisa científica, diversidade genética e a importância do aprendizado contínuo na ANM.

Encerrando, o organizador o simpósio, Acadêmico José Camargo, falou sobre o equilíbrio entre dever e emoção na prática médica, e o Professor Maurício Magalhães relembrou o gesto de Clementino Fraga, que sentava ao lado dos pacientes como símbolo de respeito.

A sessão terminou com manifestações emocionadas. A presidente e acadêmica Eliete Bouskela declarou: “Raramente chorei tanto em 21 anos de Academia.” O encontro reforçou a importância de atividades com esse formato para a formação ética e humana na medicina.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.