Sessão Nobel – Nobel Lectures

ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA APRESENTA SIMPÓSIO SOBRE SESSÃO NOBEL – NOBEL LECTURES

Simpósio Sessão Nobel – Nobel Lectures

Na última quinta-feira (19), aconteceu na Academia Nacional de Medicina (ANM) o simpósio Sessão Nobel – Nobel Lectures, organizado pelo Acadêmico Gilberto Schwartsmann. O assunto teve uma grande repercussão, principalmente no Hospital das Clínicas, e por isso ganhou destaque nas Sessões Científicas da ANM. 

A primeira apresentação foi feita pelo Acadêmico Marcello Barcinski, sobre a palestra do Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina de 2011, “How mammals sense infection: From endotoxin to the toll-like receptors”, de Bruce A. Beutler, da University of Texas Southwestern Medical Center. O Acad. Marcello Barcinski fez um breve retrospecto histórico na carreira de Bruce para situar os convidados presentes, além de citar outros médicos que se destacaram nessa linha de pesquisa e explicar sobre o trabalho indicado ao prêmio.

Os comentários após a apresentação foram feitos pelo Acadêmico Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, abordando a história da imunologia brevemente. O Dr. Jorge Kalil também participou dessa rodada de interpretações e abordou os Prêmios Nobel de Medicina ou Fisiologia para Imunidade Adaptativa e Controle da Resposta Imunológica, sobre pesquisas fundamentais na área de Imunologia.

Após um intervalo, as apresentações continuaram com uma palestra feita pelo o organizador do simpósio, o Acad. Gilberto Schwartsmann. Foram dois temas abordados: “Immune checkpoint blockade in cancer therapy” de James P. Allison, e “Serendipities of Acquired Immunity” de Tasuku Honjo, ambos ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 2018. A intenção foi realizar um resumo sobre as duas aulas vencedoras do prêmio e os ganhos revolucionários dessa pesquisa para os tratamentos na área da oncologia.

Para fazer os comentários da apresentação, o Acadêmico Daniel Tabak abordou a imunoterapia no tratamento contra o câncer e a evolução dos ensaios clínicos com anticorpos e antígenos. O Acadêmico Paulo Hoff também compartilhou as suas anotações sobre a palestra, ressaltando a importância do trabalho ganhador do Prêmio Nobel para a oncologia. 


Os acadêmicos presentes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre as apresentações, e o presidente da ANM Francisco Sampaio finalizou o simpósio. Para assistir esse simpósio na íntegra, visite nosso canal no Youtube ou clique aqui e aqui.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.