Simpósio – Dia Mundial do Rim

DIA MUNDIAL DO RIM

Sob a organização do Acadêmico Omar da Rosa Santos, a Academia Nacional de Medicina promoveu, na quinta-feira do dia 17 de março de 2022, o Simpósio em comemoração ao Dia Mundial do Rim de forma híbrida. Além da presença dos Acadêmicos, o evento contou também com a participação de diversos especialistas da área virtualmente.

O Dr. Pedro Tulio Rocha, Presidente da Sociedade de Nefrologia do Rio de janeiro, realizou palestra intitulada “Transplante Renal Combinado”, na qual mencionou que o transplante renal é a melhor opção para tratamento de doenças renais crônicas em seu estado mais avançado. No Brasil são realizados mais de 5 mil transplantes renais por ano, além de ter o maior programa de transplante renal com financiamento público do mundo. Destacou que os transplantes renais combinados correspondem 8% dos transplantes renais realizados anualmente nos EUA. Concluiu com o questionamento: será que um paciente com insuficiência renal aguda pode ter a doença revertida com o transplante hepático isolado?

O Dr. João Luiz Ferreira Costa da UNIRIO abordou o tema “Linha de Cuidado dos Pacientes com Doenças Renais”, começou sua apresentação mostrando dados onde é possível verificar que em 2017 existiam em torno de 700 milhões de pacientes renais no mundo, sendo 1/3 (um terço) distribuído entre China e Índia. No Brasil estima-se que há em torno de 10 milhões de pacientes com doença renal crônica. Ao longo da apresentação demonstrou preocupação com os números alarmantes que podem ocorrer até 2030, pois os casos de doenças renais podem chegar a 1 bilhão. Segundo os dados apresentados, o aumento da obesidade e a prevalência de diabetes têm contribuído para o aumento das doenças renais crônicas. Concluiu dizendo que o Ministério da Saúde define atenção primária como ponto central para identificar doenças renais e assim vigiar a população que necessita de cuidados, as linhas de cuidados devem se uteis e utilizáveis para que saiam do papel e sejam colocadas em pratica. 

O Acadêmico José Medina abordou o tema “Impacto da Pandemia Covid-19 no Transplante renal” e chamou atenção para a importância que foi manter o Hospital do Rim para transplantes renais livre de casos de Covid-19, onde durante a pandemia houveram 102 potenciais doadores recusados devido a Covid-19, entre os 1.537 potenciais doadores testados. Apresentou dados que mostram a redução de 24% dos transplantes de rins realizados durante a pandemia e que foi evitado o transplante usando doadores vivos, uma vez que caso os pacientes transplantados pegassem Covid-19 a letalidade chegava a 20%. Concluiu dizendo que houve uma redução nos números de transplantes no Brasil e que a letalidade devido a Covid-19 foi 10 vezes maior no transplantado comparado com a população em geral. Dessa forma, o uso da máscara facial e o distanciamento social tornou-se uma das melhores proteções em pacientes renais.

O Dr. Emmanuel Burdmann da USP falou sobre “Impacto da pandemia Covid-19 sobre a Função Renal”. Discorreu sobre o impacto da Covid-19 no Brasil, país que teve por volta de 656 mil mortes e mais de 30 milhões de casos, salientando que a primeira e segunda onda foram as mais graves no país. Durante o período da pandemia, muitos pacientes com insuficiência renal aguda (IRA) precisaram ser tratados chegando a 63% dos casos. A letalidade foi muito alta entre pacientes com problemas renais durante a pandemia chegando a 72,5% e a maioria desses pacientes tinham comorbidades. Concluiu falando sobre os sobreviventes da Covid-19 com problemas renais, que foram cerca de 814 e que 619 tiveram sua função renal normalizada no período da alta, sendo que 284 desses pacientes tiveram Insuficiência Renal Aguda (IRA). Houve uma alta prevalência de IRA durante a internação sendo 18% dos casos IRA comunitária. Os dados mostram que haverá casos de insuficiência renal aguda em decorrência da Covid-19

Na sequência, o Acadêmico Miguel Riella proferiu a palestra sobre o tema “O que há de novo na Nefrologia?”. Iniciou apresentando dados de estudos clínicos sobre Nefrologia realizados nos últimos anos demonstrando que são bem menores quando comparados aos ensaios clínicos de Cardiologia. Com estudos avançados na última década foi descoberto que muitos dos medicamentos criados para Diabéticos para controle de hipoglicemia são benéficos  no tratamento de pacientes com função renal reduzida, tais como: Agonistas dos Receptores do (GLP-1 RAs) , Inibidores da dipeptidil peptidase 4 (DDP-4) e Inibidores do contransportador-2 sódio-glicose (SGLT2i.

Encerrando a noite o Dr. José Moura Neto do Programa Jovens Lideranças ANM falou sobre “Ser ou não ser Nefrologista?”. Baseado em uma pesquisa feita com estudantes mostrou que cerca de 79% dos entrevistados citaram a falta de interesse na matéria, 43% a compensação financeira, 38% a qualidade de vida e 32% a falta de exposição a Nefrologia. Apresentou alguns fatos que fazem os estudantes escolherem a área de nefrologia, onde citou que os procedimentos são fatores decisivos na escolha da área, mesmo tendo o fator negativo, como procedimentos insuficientes para uma prática adequada da especialidade. Durante o discurso, expôs uma pesquisa realizada na Universidade do Colorado com 25 residentes sobre quais são os fatores que impedem os residentes de medicina interna de escolher a nefrologia como carreira, o resultado foi descrito como a ausência de exposição ao tema, ausência de avanços, baixos salários, alta complexidade, baixo prestigio e ausência de mentores. Encerrou a apresentação proferindo sobre o mercado de trabalho em Nefrologia no Brasil, segundo os dados, o mercado de trabalho é amplo e diversos já que existem várias patologias como Hipertensão arterial, doenças renais do Diabetes, cistos renais, infecção urinária, doença renal crônica, investigação metabólica dos cálculos renais, glomerulopatias, acompanhamento de pacientes em diálise e acompanhamento de pacientes transplantados  podendo trabalhar em consultório, transplante renal, hospitais, Diálise de Agudos/Parecer e Centros de Diálise.

Assista a sessão no youtube, os links são:

Parte I –  https://www.youtube.com/watch?v=_Ra-vve52ZY

Parte II – https://www.youtube.com/watch?v=Y5YKEjquqs4



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.