Simpósio em homenagem à enfermagem

PROGRAMAÇÃO
     
 
14h

Abertura da Sessão
O Ano Internacional da Enfermagem
Presidente da Academia Nacional de Medicina Acad. Rubens Belfort Jr. Coordenação: Acad. Celso Ferreira Ramos Filho

14h10

International Year of the Nurse and Midwife
Dr Elizabeth Iro
Chief Nursing Officer, Organização Mundial da Saúde – Genebra

14h30

História da Enfermagem no Brasil e das primeiras Escolas de Enfermagem do Brasil
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
Profª. Drª Almerinda Moreira
Presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem

14h45

A Escola de Enfermagem Anna Nery
Profª. Drª. Carla Luzia França Araújo
Diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery

15h

A Enfermagem no Século XXI
Dra. Silvia Cassiani
Regional Advisor on Nursing and Allied Health Personnel, Organização Pan-Americana da Saúde – Washington

15h15

Tecnologia e Enfermagem no século XXI
Profª. Drª Heimar de Fátima Marin
Editora Chefe Internacional Journal Medical Informatics, Enfermagem (UNIFESP)

15h30 Ensino da Enfermagem no século XXI
Profª. Drª Janine Schirmer
Diretora da Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP)
15h45 Comentários

16h

HOMENAGEM À ENFERMAGEM
Acad. Rubens Belfort Jr. – Academia Nacional de Medicina

SAUDAÇÕES:

Nísia Trindade Lima – Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Denise Pires de Carvalho
– Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Soraya Soubhi Smaili
– Reitora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Ricardo Silva Cardoso
– Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Lincoln Ferreira
– Presidente da Associação Médica Brasileira
Mauro Luiz de Britto Ribeiro
– Presidente do Conselho Federal de Medicina
Manoel Carlos Neri da Silva
– Presidente do Conselho Federal de Enfermagem
Francisca Valda da Silva
– Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem
Acad. Ronaldo Damião
– Diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

17h45 Intervalo

SESSÃO ORDINÁRIA ANM
XI – Ano Acadêmico 191

18h

Abertura da Sessão
Presidente Acad. Rubens Belfort Jr.

18h10

Comunicações da Secretaria Geral
Acad. Ricardo Cruz

18h15

Comunicações dos Acadêmicos

18h30

A Dama da Lâmpada. Bicentenário de Nascimento de Florence Nightingale
Acad. Celso Ferreira Ramos Filho

18h50

2020 Ano Internacional da Enfermeira Obstétrica: novos desafios de cuidado frente à pandemia global
Acad. Jorge Rezende

19h30

Conversa com os Acadêmicos

20h Encerramento
 
     

 

HOMENAGEM DA ACADEMIA À SEMANA DA ENFERMAGEM

Em um simpósio virtual, no dia 14 de maio de 2020, idealizado pelo acadêmico Celso Ferreira Ramos Filho, a Academia Nacional de Medicina (ANM) convidou 12 palestrantes expoentes em diversos setores da área de enfermagem que abordaram temas relevantes, especialmente, nesse momento, onde a atividade da enfermagem tem um papel importantíssimo na linha de frente contra a pandemia por Covid-19.

O encontro virtual contou com a abertura do presidente da ANM, Rubens Belfort Jr , e apresentações de diversos convidados como Elizabeth Iro, Chief Nursing Officer da OMS; Almerinda Moreira, presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem; Carla Luzia França Araújo, diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery; Silvia Cassiani, Regional Advisor on Nursing da Opas; Heimar de Fátima Marin, editora chefe do Journal Medical Informatics; Janine Schirmer, diretora da Escola Paulista de Enfermagem; Nísia Trindade, presidente da Fiocruz; Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ; Ricardo Silva Cardoso, reitor da UniRio; Lincoln Ferreira, presidente do Conselho Federal de Medicina; Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Conselho Federal de Enfermagem; Francisca Valda da Silva, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem e o acadêmico Ronaldo Damião, também diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj.

A presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem, Almerinda Moreira, pediu um minuto de silêncio, durante o evento virtual, em memória de todos os profissionais de enfermagem e de saúde que perderam a batalha contra o novo coronavírus.

A professora fez uma breve apresentação sobre a criação das escolas de enfermagem no país, a partir do Decreto de 1890, do Marechal Deodoro da Fonseca. Na época, as mulheres eram as que mais escolhiam exercer a atividade e os atributos necessários eram: alfabetizadas, maiores de 18 anos, dóceis, leais e devotadas. E foi através da enfermagem que a mulher conseguiu entrar no mercado de trabalho.

Convidada para as homenagens, a diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ, Carla Luzia França Araújo, destacou o papel primordial da enfermagem para fortalecer também a atenção primária a saúde.

Já a editora chefe do Journal Medical Informatics e membro da American Academy of Nursing, a enfermeira Heimar de Fátima Marin, enfatizou que não é só a tecnologia que irá trazer conforto e bem-estar ao paciente. “A enfermagem precisa de compaixão e empatia. Cuidar das pessoas nunca será obsoleto”.

Tanto a presidente da Fiocruz,Nísia Trindade Lima, como a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, ressaltaram a importância da valorização da enfermagem no SUS. São 12 milhões de profissionais que precisam de valorização. “A enfermagem mantém acesa a chama do cuidado”, disse a reitora da UFRJ. Pires de Carvalho também destacou que é brutal, em muitos casos, as condições de trabalho da categoria e a exposição a doenças.

Ano Internacional da Enfermeira Obstétrica – O acadêmico Jorge Rezende foi outro dos convidados para o evento. Ele falou sobre a enfermagem obstétrica. Segundo dados apresentados, mais de 80% de todas as mortes maternas, natimortos e óbitos neonatais do mundo podem ser evitados através da inserção da assistência de enfermeiras obstétricas qualificadas, inclusive no planejamento familiar, com recursos materiais, estruturais e humanos. E lembrou que, no Brasil, a enfermagem obstétrica é um dos pilares da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde desde 2015.

“Urge o trabalho interdisciplinar entre médicos e enfermeiros na assistência ao parto e no nascimento, neste momento crítico da pandemia, com práticas de cuidados baseadas em evidências e com centralidade na mulher. Este se configura como um dos passos mais desafiadores e importantes para a efetiva qualificação da atenção obstétrica no mundo”, destacou o acadêmico.

A dama da lâmpada – Florence Nightingale ficou conhecida como a “dama da lâmpada”. Em 1854 foi enfermeira de guerra e, durante os combates, de lanterna na mão percorria as enfermarias dos acampamentos, durante a noite, atendendo os soldados doentes.

Nessa sessão científica virtual, o acadêmico Celso Ferreira Ramos Filho apresentou uma breve biografia de Nightingale, conhecida como precursora das ações de cuidado, tendo despertado o conceito de enfermagem no mundo.

Enfermeira por educação e apaixonada por gráficos, ela foi responsável por criar um dos gráficos que mudaria a percepção de infecção hospitalar e os óbitos em consequência dessas infeções.

Florence desenhou, pintou e mostrou ao mundo que as infecções hospitalares e as más condições de cuidados com os pacientes matavam mais do que as batalhas. O gráfico criado por Florence, conhecido popularmente como “Diagrama de causas de mortalidade” traduziu em formato de imagem, o que os números mostravam.

As sessões científicas estão disponível no canal da Academia Nacional de Medicina no YouTube em https://bit.ly/3eByjYS



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.