Simpósio Relação Médico-Paciente em Cirurgia: Questões e Desafios – 27 de agosto de 2020 [PARTE I]

27/08/2020

O Simpósio “Relação Médico-Paciente em Cirurgia: Questões Objetivas e Desafios Cotidianos” foi realizado no dia 27 de agosto de 2020 com a organização dos Acadêmicos José de Jesus de Camargo e o Rossano Fiorelli.

BLOCO I
Como abordar a questão do risco anestésico?
Prof. Dr. Lucas Cottini (Anestesiologia/UFRJ)
Como explicar a um paciente a necessidade de realizar uma biópsia? (por exemplo, uma biópsia pulmonar numa doença intersticial)
Acad. Rui Haddad

Como anunciar a um homem de 45 anos, diabético não controlado, a necessidade de amputação de um membro inferior?
Acad. Arno von Ristow

Como preparar o paciente/família para risco de dano neurológico de cirurgia de aneurisma de aorta?
Acad. Fabio Jatene

“Tenho medo de médico ateu! O Sr. já sentiu a presença de Deus operando o coração dos seus pacientes?”
Acad. Milton Meier

“A minha filha vai ficar cega para sempre?”
Acad. Oswaldo Moura Brasil

“Acredito no Sr. e sei da sua competência, mas gostaria de ouvir uma segunda opinião. Eu posso retirar os exames para esta nova consulta?”
Acad. Octavio Vaz

“Sou testemunha de Jeová. Só aceito a cirurgia se o Sr. assinar um termo assumindo o compromisso de não utilizar transfusão sob nenhuma hipótese.” Como responder?
Acad. Henrique Murad

“Dr. O Sr. não imagina o quanto eu gostaria de ser tratado pelo Sr. mas eu não tenho condições de lhe pagar mais do que metade do valor que me foi anunciado. O Sr. aceitaria me operar mesmo assim?”
Acad. Francisco Sampaio

Paciente enfisematoso, muito deprimido, recupera o entusiasmo ao saber que o transplante de pulmão era uma possibilidade. A avaliação pré-operatória, no entanto revela que ele não tinha a menor condição cardiológica para o procedimento. Como proceder?
Acad. José de Jesus Camargo

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.