Simpósio – Vacinas Covid-19: Situação Atual

SIMPÓSIO SOBRE VACINAS CONTRA COVID-19 REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO

Acadêmico Secretário Geral José Galvão Alves. Presidente Francisco Sampaio e Acadêmico Ex-Presidente Pietro Novellino

No dia 31 de março, a Academia Nacional de Medicina (ANM) apresentou um simpósio sobre um tema ainda muito atual: Vacinas Covid-19. Organizado pelo Dr. Jorge Kalil, as palestras aconteceram na sede da ANM, com presentes também na plataforma Zoom. O intuito foi abordar a importância da rápida produção e regularização dos imunizantes para o controle da pandemia.

A abertura foi feita pelo presidente da ANM, Acadêmico Francisco Sampaio, e também pelo Dr. Jorge Kalil, que ressaltou a importância do Programa Nacional de Vacina e a sua função na sociedade brasileira: “O programa não serve a nenhum governo”. O professor Kalil abriu as apresentações com o tema Vacinas Covid atuais espaço para melhorias, no qual explicou como acontece a infecção do Sars-Cov 2, a ação das vacinas no corpo humano com as mutações do vírus e como a aplicação em massa estabilizou o contágio e o número de internações.

Em seguida, o pesquisador Dr. Marcelo Gomes, da Fiocruz, ministrou o tema A efetividade das vacinas de Covid-19 no Brasil. Em sua apresentação, o intuito foi explicar a eficiência dos imunizantes em casos graves, utilizando dados abertos e reais do Brasil, para exibir o impacto da vacinação na evolução da pandemia no país.

Ao finalizar a primeira parte do simpósio, os comentários foram feitos pelo Acadêmico Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, com a apresentação de dados sobre os novos casos de Covid-19 na semana 10 em 2022, para ilustrar a eficácia das vacinas com a explosão da variante Omicron.

Na segunda parte, as apresentações foram retomadas com a Drª. Ana Karolina Marinho, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), sobre o Sistema de vacinação Covid-19 no Brasil e a tomada de decisões, exaltando a estratégia de vacinação para o enfrentamento da doença no país e o programa nacional de imunizações. Essa pesquisa tem como principais competências analisar a situação epidemiológica, avaliar a da cobertura vacinal em âmbito nacional, definição do público alvo, estimativa de doses necessárias, entre outras. 

O professor Dr. Marco Aurélio Sáfadi, FCM da Santa Casa de São Paulo, abordou o tema Covid-19 em crianças e adolescentes: Experiência com as vacinas. Com a falta de imunizantes para esse grupo, o estudo mostra o drástico aumento dos casos nessa faixa etária e desmente a crença de que as crianças são menos propensas ao contágio. Os dados usados nesta pesquisa são referente aos Estados Unidos e a Inglaterra, mas o intuito foi preencher a lacuna sobre essas informações aqui no Brasil. Ele finaliza afirmando que as vacinas são eficazes mas ainda existe a necessidade de investirmos em um medicamento contra a Covid-19.

Por fim, a última palestra da tarde foi ministrada pelo pesquisador Renato Kfouri, da Sociedade Brasileira de Imunizações. Ele reforça a necessidade da vacinação, o acesso e a motivação com o tema Seguranças das vacinas Covid-19, hesitação e obrigatoriedade, explicando como funcionou o processo de pesquisa, criação e submissão para os órgãos regulatórios durante a fase emergencial da pandemia. Dr. Kfouri abordou os eventos adversos causados pós-vacina e as suas classificações de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). E tratou dessa indecisão e da negação à vacina como um fenômeno social, não somente individual, e que a percepção dos benefícios são muito distantes. Para ele, o ser humano acredita no que pode ver, como uma medicação na veia para tratar algum problema.

Os comentários sobre essa segunda parte do simpósio foram feitos pelo acadêmico Aderbal Sabrá, ressaltando mais uma vez a importância da vacinação, e a bancada teve uma breve discussão sobre as apresentações. O encerramento foi feito pelo presidente da ANM, o acadêmico Francisco Sampaio.
Para assistir o simpósio completo, clique aqui e aqui, ou visite nosso canal no Youtube.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.