Visita guiada à Academia Nacional de Medicina e Chá com os Acadêmicos

23/05/2015

Na quinta feira, 20 de agosto, os alunos do 5º e 6º anos do curso médico de diversas faculdades do Rio de Janeiro, que estão inscritos no Curso de Atualização em Medicina, Cirurgia e Ciências Aplicadas da Academia Nacional de Medicina, tiveram duas atividades originais e conjuntas. Uma Visita à ANM, comandada pelo Acadêmico Orlando Marques Vieira, seguida pelo Chá com Acadêmicos, quando tiveram a oportunidade de conversar com Medalhões da Medicina de diversas especialidades, incluindo o Acadêmico Ivo Pitanguy.

O tour teve início no Hall de Entrada da ANM, onde o Acadêmico Orlando Marques Vieira expôs, durante alguns minutos, informações históricas da Instituição, como o ano de fundação (em 1829, ainda no Império), suas mudanças de nome (até o atual nome de Academia Nacional de Medicina), sua missão e alguns aspectos do seu funcionamento cotidiano. No mesmo espaço, foi apresentada a coleção de bustos de importantes figuras da medicina no Brasil, como Fioravanti Alonso di Piero, Antônio Fernandes Figueira, Mário Pinotti, entre outros. Este conjunto, além do intrínseco valor histórico e artístico que possui, e a visão da Baía de Guanabara conferem ao Hall de Entrada da ANM uma beleza sem igual.

A visita seguiu pelo imponente Salão Nobre, onde acontecem o Chá Acadêmico das quintas-feiras e os coquetéis e jantares de confraternização. O Acadêmico Orlando Marques Vieira expôs interessantes detalhes do mobiliário ali presente e dos quadros. Destacou, também, os painéis, principalmente o que retrata a primeira Reunião de Diretoria da Academia de Medicina e aquele que mostra a primeira campanha de Saúde Pública no Brasil, organizada por Oswaldo Cruz. O Anfiteatro Miguel Couto recebe as Sessões da ANM e o foram explicados os posicionamentos da Mesa Diretora, dos demais Acadêmicos, dos palestrantes convidados e do público visitante.

A Sala dos Acadêmicos, local em que estes se reúnem, de modo menos formal, para conversas e trocas de opiniões, foi inaugurada em 2015, ainda na gestão do Acadêmico Pietro Novellino, e chama atenção por sua excelente estrutura, composta por um mobiliário moderno, com mesas para reuniões, local para leitura e computadores com acesso à internet. Na ante-sala da Presidência, o Acadêmico Orlando Marques Vieira mostrou aos alunos as pinturas a óleo dos Presidentes da República que visitaram a ANM durante os seus mandatos. Já na Sala da Presidência, explicou alguns aspectos do mobiliário, com destaque para a cadeira utilizada pelo Imperador D. Pedro II, quando este comparecia, e presidia, às Sessões da Academia Nacional de Medicina.

O Auditório Xavier Sigaud e a Área Administrativa, localizados no 8º andar, também foram visitados pelos alunos. Por fim, o Acadêmico Orlando Marques Vieira explicou que os espaços que compõem o Museu, a Biblioteca e o Arquivo da Academia Nacional de Medicina estão em obras. Uma maquete de como ficarão os locais após as obras foi mostrada aos alunos, juntamente com explicações de como estes setores funcionarão, não apenas para preservar a história da Medicina e da ANM, como também para ser uma área de exposição e de livre acesso a pesquisadores e ao público em geral.

Estudantes de Medicina recebendo explicações do Acadêmico Orlando Marques Vieira, sendo observados pelos Acadêmicos Ivo Pitanguy e Francisco Sampaio (Presidente da ANM)
Visita dos alunos à Sala da Presidência, com móveis do Império, recebendo explicações do Acadêmico Orlando Marques Vieira

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.