Visita guiada à ANM integra atividades do Curso de Atualização em Ciências Médicas

14/09/2017

No dia 14 de setembro, como atividade do Curso de Atualização em Ciências Médicas da ANM, os alunos realizaram uma visita à ANM. Esta atividade foi um tour guiado às instalações e áreas da Academia, conduzida pelo Acadêmico Orlando Marques Vieira, que mostrou e debateu aspectos históricos da Instituição e da Medicina no Brasil.

Orlando Marques Vieira é graduado em medicina (UFRJ), especialista em Cirurgia Geral e Cirurgias gástricas (UFRJ) e Mestre e Doutor em Medicina (UFRJ). Ocupou, até o ano de 2002, os cargos de professor titular de Clínica Cirúrgica e chefe do Departamento de Cirurgia da UFRJ. Foi também chefe do Serviço de Cirurgia de dois importantes hospitais da rede pública: o Paulino Werneck e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), na década de 1990. Além da brilhante carreira como cirurgião, o Dr. Orlando Marques Vieira tem um grande conhecimento da história da medicina no Brasil, um grande carisma e é um excelente orador, o que fez com que fosse convidado para guiar os alunos do curso durante esta visita.

A visita se iniciou no hall de entrada da ANM, onde o palestrante expôs, durante alguns minutos, aspectos históricos do Brasil-Império, das premissas para a criação da Instituição e da sua fundação (em 1829, ainda no Império). Também foram expostos sua missão e alguns aspectos do seu funcionamento cotidiano.

Ainda no hall de entrada, o palestrante se deteve na coleção de bustos de importantes figuras da medicina no Brasil, que ali está presente. Esta coleção, além do intrínseco valor histórico e artístico que possui, dá ao hall de entrada da Academia uma beleza e imponência sem igual. Figuras de médicos importantes da História da Medicina Brasileira, como Fioravanti Alonso di Piero, Antônio Fernandes Figueira, Mário Pinotti e outros, estão ali retratados, e o Dr. Orlando Marques Vieira contou aos alunos um pouco da história destes brilhantes médicos

A coleção composta de todos os volumes dos Anais da Academia Nacional de Medicina, publicação científica mais antiga do Brasil, com produção regular desde 1830, que também se encontra no hall de entrada também foi mostrada e comentada.

A visita seguiu pelo Salão Nobre, onde ocorrem os Chás Acadêmicos das quintas-feiras, além de festas, eventos e jantares de confraternização. O Dr. Orlando Marques Vieira nos contou estas histórias, além de expor interessantes detalhes do mobiliário ali presente e dos quadros do Salão Nobre.

Em relação aos quadros, o professor transmitiu informações muito interessantes sobre as três principais obras do Salão: o primeiro retratando a outorga da licença para o funcionamento da primeira faculdade de medicina do Brasil, em Salvador; o segundo que retrata a reunião para a fundação da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, que mais tarde viria a se tornar a Academia Nacional de Medicina; e o último retratando aspectos da primeira campanha de Saúde Pública no Brasil, organizada por Oswaldo Cruz.

Quanto às peças ali expostas, o palestrante deu destaque para a Cadeira utilizada pelo Imperador D. Pedro II, quando este comparecia às Sessões da Academia.

Seguindo a visita, o palestrante levou os alunos ao Estar Acadêmicos, onde estes se reúnem de modo informal para conversarem, trocarem ideias e opiniões. A sala é composta por um mobiliário moderno, com mesas para reuniões, local para leitura e computadores com acesso à internet. O palestrante informou que esta Sala foi inaugurada em 2014, na gestão do Presidente Acadêmico Pietro Novellino.

Após a visita à Sala dos Acadêmicos, o Dr. Orlando Marques Vieira levou os alunos à Sala da Presidência. Na ante-sala da Presidência, mostrou aos alunos que havia ali quadros, com pintura à óleo, de todos os Presidentes da República que visitaram a ANM durante os seus mandatos. Já na Sala da Presidência, explicou alguns aspectos do mobiliário, com destaque para os quadros que retratavam alguns dos ex-Presidentes da Instituição.

No Anfiteatro principal, denominado Salão Miguel Couto, local onde se realizam as Sessões da ANM, o palestrante explicou como ocorrem as Sessões, a forma como se dá o debate, além do estilo e a tradição da Academia para a discussão de problemas da saúde no Brasil. As posições que ficam a Mesa-Diretora, os demais Acadêmicos, os convidados e Palestrantes, além do público visitante, também foram explicadas pelo palestrante.

O Anfiteatro Xavier Sigaud, localizado no andar superior, além da Seção Administrativa, também foram visitados pelos alunos.

Por fim, o Dr. Orlando Marques Vieira explicou aos alunos que os espaços que compõem o Museu, a Biblioteca e o Arquivo da ANM estão em obras. Uma maquete de como ficará o local, após as obras, foi mostrada aos alunos, juntamente om explicações de como estes setores funcionarão para não só preservar a História da Medicina e da Instituição, como também ser uma área de exposição e contato com pesquisadores e de visitas abertas ao público em geral.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.