Curso de Atualização da ANM tem Aula Inaugural

05/08/2015

No dia 4 de maio teve início o Curso de Atualização em Ciências Médicas da Academia Nacional de Medicina (ANM), com a Aula Inaugural proferida pelo Acadêmico Paulo Buss, coordenador-geral do Curso.

O Acad. Paulo Buss é graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP- Fiocruz) e Mestre em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ocupou os cargos de Presidente da Fiocruz e da Federação Mundial de Saúde Pública. Atualmente é Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Membro Titular da ANM, ocupando a cadeira de nº 44.

Em sua conversa inicial com os alunos, o Acadêmico contou um pouco da história da centenária instituição. Esclareceu que a ANM foi fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, sob o nome de Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, sendo a mais antiga entidade cultural e científica no Brasil a reunir-se de forma regular e ininterrupta. Atualmente, seus membros se reúnem toda quinta-feira, para discutir assuntos médicos da atualidade, em sessões abertas ao público.

Apresentou a missão da ANM: aperfeiçoar a difusão de ideias médicas, farmacêuticas e de ciências afins; congregar profissionais em reuniões periódicas com o intuito de debater questões pertinentes à medicina nacional e internacional; responder, aconselhar e auxiliar, quando solicitada, em questões do Governo, relacionadas à saúde pública e educação médica; promover e incentivar a pós-graduação, a pesquisa e o estudo da Medicina em geral, através da publicação de trabalhos científicos, promoção de cursos, simpósios e premiação para as contribuições que agreguem valor ao exercício da profissão.

O coordenador também expôs, em seu discurso, o que seria o curso, como ele foi pensado, os objetivos que se queria atingir, além de explicar as atividades que iriam compô-lo.

Explicou que a atual Diretoria da ANM, presidida pelo Dr. Francisco Sampaio, tem como um dos objetivos estratégicos em sua gestão ampliar o contato da ANM com a comunidade médica, os graduandos de medicina, as instituições de saúde, as instituições políticas e a sociedade em geral – o Curso de Atualização foi um dos projetos desenvolvidos para se atingir estes objetivos.

O coordenador também salientou que, além de discutir aspectos profissionais importantes para o cotidiano do jovem médico, como condutas em emergência, medicina interna e ambulatório, o curso teria também como objetivo apresentar discussões referentes à Ética Médica, História da Medicina, Saúde Pública e Metodologia da Pesquisa.

E seguiu explicando que o curso seria composto pelas Conferências e Simpósios da ANM, realizados às 18h, além das seguintes atividades científico-pedagógicas (sempre às 17h): aulas teóricas, Visita à ANM e Chá Acadêmico.

Por fim, o Acadêmico Paulo Buss pediu que os alunos se apresentassem individualmente, ouviu quais eram os principais objetivos de cada um ao se matricularem no curso e afirmou que a Academia não mediria esforços para que esta nova edição do curso tivesse o sucesso que as atividades anteriores obtiveram.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.