Pietro Novellino é empossado

15/07/2013

Após um pleito bastante concorrido realizado em duas etapas, o médico cirurgião e ex-presidente da ANM, Pietro Novellino, foi eleito para mais um mandato de presidente da ANM 2013-2015 e assume a presidência em cerimônia no Museu Histórico Nacional, no dia 14 de julho de 2013.

Durante a abertura da cerimônia da nova diretoria, o presidente que deixou o cargo, o cirurgião oncológico Marcos Moraes, fez um balanço de sua gestão nos últimos dois anos. Moares ressaltou como a Academia Nacional de Medicina se renova a cada mudança de diretoria, porém destacou como a instituição também perpetua-se como a mais tradicional e uma das mais respeitadas sociedades científicas do país.

Entre os marcos de sua gestão, Marcos Moraes pontuou os esforços empreendidos na modernização das instalações prediais da Instituição, cujo prédio ameaçava ruir e, por isso, passou por um processo de retrofit, sendo o mês de setembro previsto para a entrega das obras.

Ao transmitir o cargo, Moraes ainda abordou o processo de construção do planejamento estratégico realizado no último ano em parceria com a conceituada Fundação Dom Cabral, considerada a oitava melhor escola de negócios do mundo, em 2012. Dentro deste âmbito, afirmou que foram discutidos os planos de ações institucionais pensando a Academia do futuro. “Já avançamos, mas precisamos dialogar mais sobre o papel da Academia no mundo atual”, disse e ainda acrescentou “vamos preservar a memória e tradição da Academia, mas precisamos continuar inovando neste momento, no qual o governo brasileiro tenta impor uma reforma da profissão médica e sem uma prévia consulta às Academias, às universidades, aos profissionais e órgãos de classe. Temos consciência do importante papel da Academia no aconselhamento das políticas de saúde de nosso país.” Por fim, agradeceu a todos os colaboradores e desejou sucesso ao novo presidente Pietro Novellino.

O novo presidente da ANM destacou a emoção e gratidão por ter sido eleito para mais um mandato “desta casa, um santuário da arte e da ciência”, destacou. Novellino se comprometeu a dirigi-la “com dedicação plena, buscando a concórdia e união e caminhando lado-a-lado não apenas com os membros de sua diretoria, mas com todos os seus pares”.

Em seu discurso de posse, o novo presidente ainda destacou “toda obra que avança, tem sua vida no passado. E as diretorias que me antecederam foram marcadas por esforços, culminando com os fatos da atual direção de valor e mérito memoráveis. Cabe-nos, portanto, dar continuidade ao constante engrandecimento da nossa casa, mantendo-a como órgão respeitável e atuante, preservando a tradição, zelando pela sua renovação e sua autonomia. afirmou”

Novellino ainda prometeu acompanhar a tendência atual com um espírito de modernidade que sacode e transforma o mundo e, em particular, o Brasil. Nessa diretriz, pretende contribuir para que a Academia continue como formadora de opinião nas decisões que dizem respeito à saúde e ao ensino médico no país, em defesa da ética, da qualidade e da dignidade da medicina.

Nova diretoria – Compõem a nova diretoria os acadêmicos Francisco José Barcellos Sampaio, como primeiro vice-presidente; José Osmar Medina Pestana, segundo vice-presidente; José Galvão Alves, secretário geral; Omar Lupi da Rosa Santos, primeiro secretário; Antonio Egídio Nardi, segundo secretário; Adolpho Hoirisch, tesoureiro; José Carlos do Valle, primeiro tesoureiro; Mário Barreto Corrêa Lima, orador; Manassés Claudino Fonteles, diretor da Biblioteca; Carlos Alberto Basílio de Oliveira, diretor do Museu; Anna Lydia Pinho do Amaral, diretora do Arquivo; Carlos Alberto Gottschall, presidente da Secção de Medicina; Fernando Vaz, presidente da Secção de Cirurgia; João Pedro Marques Ferreira, presidente da Secção Ciências Aplicadas à Medicina.

Participaram da cerimônia alem de convidados e familiares, o reitor Candido Mendes, Armando de Oliveira e Silva, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Renato Cury, da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Marília Abreu e a presidente da Sociedade Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.


Pietro Novellino e Marcos Moraes

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.