Academia Nacional de Medicina estimula jovens lideranças médicas

14/11/2015

Na quinta-feira, 12 de novembro, a Academia Nacional de Medicina promoveu mais uma atividade do Programa Jovens Lideranças Médicas, que conta com o apoio da Bayer. Os primeiros médicos selecionados tiveram a oportunidade de viver um dia de Sessão Ordinária na ANM e receberam certificados que os reconheciam como membros da iniciativa.

Mesa Diretora: Acadêmicos Antonio Egidio Nardi, Francisco Sampaio (Presidente da ANM) e Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro

O Acadêmico Marcello André Barcinski, como introdução, fez uma breve apresentação da história, da estrutura e das perspectivas do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina.

Acadêmico Marcello André Barcinski, Coordenador do Programa

Em seguida, o Acadêmico Emérito Antonio Paes de Carvalho discorreu, expondo experiências próprias, acerca da importância da formação de líderes médicos. Retratando métodos do Acadêmico Carlos Chagas Filho, um de seus principais mentores e que dá nome ao Instituto de Biofísica da UFRJ, Paes de Carvalho lembrou que a continuidade “do progresso em medicina, assim como em ciência básica, depende da energia das novas gerações”.

O palestrante, Acadêmico Antonio Paes de Carvalho

Coordenado pelos Acadêmicos Antonio Egidio Nardi, Eliete Bouskela e Marcello André Barcinski, o Programa Jovens Lideranças Médicas da ANM é inspirado no “Young Physician Leaders”, da Rede Global de Academias de Medicina (InterAcademy Medical Panel – IAMP), que, desde 2008, já reuniu em Berlim mais de 85 médicos com idade de inferior a 40 anos, sendo 9 brasileiros, para participarem de grupos de trabalho e de dinâmicas voltadas para a troca de experiências em formação e treinamento de lideranças. Com base no sucesso do “Young Physician Leaders”, e considerando que a iniciativa pode ter um importante impacto nas mudanças que o atual estágio da prática médica e dos nossos sistemas de saúde exigem, a Academia Nacional de Medicina lançou, em setembro de 2014, o seu próprio programa.

Acadêmicos Francisco Sampaio (Presidente da ANM) e Eliete Bouskela, e o Dr. Marcos Lopes de Miranda, membro do Programa

A partir de 50 indicações, foram escolhidos 28 jovens médicos (14 puderam estar presentes na Sessão Ordinária de ontem, 12 de novembro), de diversas regiões do Brasil e atuantes nas mais diferentes áreas da medicina. Ao se tornarem membros do programa, estas jovens lideranças médicas passam a constituir um grupo que ambiciona a organização de atividades científicas (tanto na sede da ANM, quanto em seus locais de origem) e a formulação de documentos temáticos, além de uma ativa troca de informações e experiências com os Acadêmicos. Desta maneira, será possível a formação de talentos capazes de catalisar a melhoria da qualidade e da eficiência dos sistemas de saúde, contribuindo para o futuro da prestação destes serviços no país.

Dando continuidade às ações implementadas nos últimos anos, o Programa Jovens Lideranças Médicas permite uma inserção de um número maior de jovens nas atividades da ANM, assim como uma maior aproximação entre a instituição e a sociedade, intensificada no mandato do Presidente Francisco Sampaio.

Grupo de membros do Programa acompanhados dos Acadêmicos Francisco Sampaio (Presidente da ANM), Antonio Paes de Carvalho (palestrante da Sessão), Antonio Egidio Nardi, Eliete Bouskela e Marcello A. Barcinski (Coordenadores do Programa)

Os membros do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina são:

Alexandre da Costa Pereira, São Paulo

Álvaro Schmidt Albrecht, Rio Grande do Sul

Andre Bafica, Santa Catarina

Andre Brunoni, São Paulo

Andre Gouvêa, Rio de Janeiro

Antonio Lucio Teixeira Junior, Minas Gerais

Arthur Fernandes Cortez, Rio de Janeiro

Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto, São Paulo

Bruno de Bezerril Andrade, Bahia

Caio Vinicius Saito Regatieri, São Paulo

Christian Kieling, Rio Grande do Sul

Eduardo Novais, Rio de Janeiro (atualmente nos EUA)

Fernanda Cruz, Rio de Janeiro

Filippo Pinto e Vairo, Rio Grande do Sul

Isabela Werneck da Cunha, São Paulo

Ivan Rocha Ferreira da Silva, Rio de Janeiro

Jonas Alex Morales Saute, Rio Grande do Sul

Leonardo Vieira Neto, Rio de Janeiro

Luciano Drager, São Paulo

Marcia Elisabete Morita, São Paulo

Marcos Lopes de Miranda, Rio de Janeiro

Milena Bastos Brito, Bahia

Otávio Berwanger, São Paulo

Pedro Martins Pereira Kurtz, Rio de Janeiro

Rafael Silva Duarte, Rio de Janeiro

Ricardo Mingarini Terra, São Paulo

Rodrigo Perez, São Paulo

Yuri Chaves Martins, Rio de Janeiro (atualmente nos EUA)

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.