Em uma solenidade marcada por reverência à história e à excelência no ensino, a Universidade de Vassouras celebrou a trajetória de seu curso de Medicina – que ultrapassa cinco décadas formando profissionais de destaque – e homenageou o Professor Doutor e Acadêmico Pietro Novellino com o título de Professor Emérito da instituição. O evento foi realizado nesta quinta-feira (15) na sede da Academia Nacional de Medicina.
A cerimônia teve início com a palestra “Os Catedráticos de Vassouras na Casa de Soares de Meireles”, ministrada pelo Prof. Antônio Rodrigues Braga Neto, seguida da apresentação do Prof. João Carlos Cortes Jr., que celebrou os “56 anos do curso de Medicina da Universidade de Vassouras“, destacando sua relevância na formação de médicos comprometidos com a saúde pública e privada no Brasil.
Já o reitor da Universidade de Vassouras, Prof. Marco Antonio Soares de Souza, abordou a contribuição da instituição para o cenário educacional e profissional do país falando sobre “A Universidade de Vassouras contribuindo para a formação profissional brasileira”. Em seguida, o Adm. Gustavo Oliveira do Amaral, presidente da Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE), comentou sobre “A importância da Fundação Severino Sombra para o estado do Rio de Janeiro”, enfatizando o impacto da entidade no desenvolvimento regional.
O ponto alto do evento foi a outorga do título de Professor Emérito ao Acadêmico Pietro Novellino, entregue pelo também Acadêmico Rossano Fiorelli, representando a ANM e a Univassouras.
Ao fazer uso da palavra, o Professor Pietro Novellino iniciou seu discurso agradecendo aos colegas. “O culto à memória de grandes mestres serve de estímulo para que continuemos a lutar. A Universidade de Vassouras é uma casa científica e cultural de convivência espiritual, humana e fraterna, com capacidade de unir, de congregar, de aproximar, de confraternizar, pois, de acordo com o poeta Mario Quintana: ‘A arte de viver é a arte de conviver’”, declarou.
Por fim, manifestou sua gratidão: “Expresso meu profundo agradecimento àqueles que proporcionaram um dos dias mais felizes da minha vida. Ficará gravado por toda a minha existência.”
Em reconhecimento à sua trajetória na medicina e à estreita relação com a Universidade, a cerimônia foi encerrada com a inauguração de um busto em sua homenagem, eternizando sua figura no cenário acadêmico e científico brasileiro.
Confira a sessão na íntegra, clicando aqui.