Acadêmicos da ANM realizam Sessão Conjunta com a Académie Nationale de Médicine

02/05/2017

Estreitando o laço com suas instituições “irmãs”, a Academia Nacional de Medicina participou, na última terça-feira, de Sessão Conjunta com a Académie Nationale de Médicine, cuja sede fica localizada próxima às margens do Rio Sena e de pontos turísticos como o Musée d’Orsey e a Pont des Arts. A Sessão foi presidida pelos presidentes de ambas as instituições: o Dr. Claude Jaffiol, do lado francês, e o Dr. Francisco Sampaio, do lado brasileiro.

Sede da Academie Nationale de Médicine

Estiveram presentes cerca de 90 acadêmicos franceses e 12 acadêmicos brasileiros. A Sessão ficou marcada na história da Académie Nationale de Médicine como a primeira Sessão Conjunta incluída no calendário oficial das Sessões Ordinárias da Academia. O Presidente Francisco Sampaio destacou a qualidade das apresentações ministradas pelos Acadêmicos Jorge Alberto Costa e Silva e Fernando Pires Vaz. Além das apresentações dos Acadêmicos brasileiros, foram 2 apresentações por parte acadêmicos franceses, ministradas pelos Acadêmicos D. Houssin e J.L. Dufier.

Mesa Diretora: Acadêmico Jean-Pierre Olié; Presidente Acadêmico Francisco Sampaio (Brasil); Presidente Acadêmico Claude Jaffiol (França), Secretário Perpétuo Acadêmico Daniel Couturier. O Acad. Costa e Silva, no púlpito, faz sua apresentação.
Vista superior de parte da plateia Acadêmica urante a Sessão Conjunta.
Delegação do Brasil: Honorário Oswaldo Ubriaco Lopes, Acadêmicas Patrícia Rocco e Eliete Bouskela, e Acadêmicos José Luiz Gomes do Amaral, Milton Meier, Oswaldo Moura Brasil, Fernando Vaz, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, Presidente Francisco Sampaio, Carlos Alberto de Barros Franco e Jorge Alberto Costa e Silva. O ilustre Benemérito da ANM, Dr. Pedro Grossi Jr., que participou de todas as atividades na França, está ausente nesta foto.

Após as apresentações, seguiu-se caloroso debate entre os presentes. Numerosas perguntas e comentários foram feitos pelos Acadêmicos franceses e brasileiros, que contribuíram com importantes considerações.

Ocorreu, ainda, durante o coquetel, a entrega com pequena saudação pelo Acad. Cláudio Daniel-Ribeiro, do Diploma de Correspondente Estrangeiro ao Acadêmico e ex-Presidente Marc Gentilini, eleito na Sessão de 6 de abril de 2017. O Dr. Marc Gentilini é consagrado especialista em doenças infecciosas e tropicais, além de Presidente Honorário da Cruz Vermelha francesa.

Na sequência da Sessão, foi oferecido ao Acadêmicos brasileiros e franceses um jantar de confraternização no tradicional restaurante Le Montparnasse 1900, localizado no bairro Montparnasse. A intelectualidade e os principais artistas do início do século XX costumavam circular neste lendário bairro boêmio de Paris, que recebeu figuras proeminentes como Pablo Picasso, Amedeo Modigliani, Jean Cocteau, León Trotsky e Scott e Ella Fitzgerald.

O tradicional restaurante Montparnasse 1900

No dia anterior à realização da Sessão Conjunta, o Acadêmico Jorge Alberto Costa e Silva celebrou novamente o espírito Acadêmico, recebendo todos os Acadêmicos presentes em agradável reunião em sua residência em Paris.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.