ANM chega revovada perto de seu bicentenário

28/06/2013

Neste domingo, dia 30 de junho, a Academia Nacional de Medicina completará 184 anos, sendo considerada a mais antiga instituição de ciência em funcionamento ininterrupto no país. As comemorações deste aniversário serão em grande estilo, na terça-feira, dia 02 de julho, no centro do Rio de Janeiro.

Apesar da idade avançada, a ANM passa por intensas reformas: das estruturais físicas com o retrofit completo do seu prédio sede e com previsão de entregua em setembro deste ano; e das conjunturais num planejamento estratégico realizado junto com a Fundação Dom Cabral – considerada a oitava melhor escolar de negócios do mundo.

Retrofit – Após passar quase dois anos fora do seu prédio sede, localizado em frente ao aeroporto Santos Dumont no Rio, a ANM voltará ainda neste ano à sua sede completamente reformada. Inaugurado há exatos 60 anos, o prédio nunca havia passado por obras amplas e ameaçava ruir. Um acordo com Dovel Fundo Imobiliário permitiu o retrofit total do imóvel que terá, a princípio, além dos salões nobres da Academia para as reuniões científicas e cerimônia de posse de novos imortais, um museu sobre a história da medicina e uma biblioteca com obras raras e acesso a arquivo digital de periódicos científicos na área da saúde.

Além do prédio sede, a ANM também conseguiu concretizar um antigo sonho de construir no terreno anexo um prédio de nove andares. Foi uma luta de cerca de 25 anos. O contrato com o Dovel Fundo Imobiliário é de construção do novo prédio, reforma do antigo e concessão, por 20 anos, de amplos espaços para locação. Durante esse periodo de concessão, a ANM, terá direito a um percentual.

Planejamento estratégico – Em parceria com a Fundação Dom Cabral, foi realizado um diagnóstico prévio da instituição que teve início em 2012 e foi concluído neste ano. Diversos acadêmicos participaram do intenso processo que discutiu a Acadêmia do futuro. Durante este processo, foram elencadas as forças, fraquezas e oportunidades da ANM e traçadas as proposições e estratégias. Os participantes selecionaram eixos fundamentais na construção do mapa estratégico e, entre as proposições, a interação com órgãos públicos e privados, a ampliação da interação com a comunidade médica e da saúde, a interação com a sociedade, através da produção e codificação da informação como a elaboração de cadernos temáticos.

De volta ao passado – A história da ANM confunde-se com a história do Brasil e é parte integrante e atuante na evolução da prática da medicina no país. Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se inalterado: o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.

Desde a sua fundação, seus membros se reúnem toda quinta-feira, às 18h para discutir assuntos médicos da atualidade, numa sessão aberta ao público. A Academia também promove congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.