ANM encerra a primeira edição de seu Curso de Atualização

26/11/2015

Na tarde de 26 de novembro de 2015, foi finalizada a primeira edição do Curso de Atualização em Medicina, Cirurgia e Ciências Aplicadas da Academia Nacional de Medicina. Depois de 4 meses de atividades, na maior parte conduzidas por Acadêmicos, que envolveram aulas teóricas, chás com os Acadêmicos e visitas guiadas à ANM, além das Sessões Ordinárias, os participantes se mostraram bastante satisfeitos.

Em breve pronunciamento, o Acadêmico Paulo Buss, Coordenador do Curso, afirmou que esta primeira edição foi extremamente proveitosa, principalmente por indicar aquilo que deve ser melhorado e aquilo que deve ser mantido nos próximos semestres. A expectativa é que o Curso aconteça duas vezes por ano. O Presidente Francisco Sampaio, por sua vez, agradeceu a todos os envolvidos na organização da iniciativa e reforçou que o Curso de Atualização denota mais um elemento de aproximação entre a ANM e a sociedade.

Acadêmicos Paulo Buss (Coordenador do Curso) e Francisco Sampaio (Presidente da ANM) falam aos alunos no Encerramento do Curso
Acadêmicos Paulo Buss (Coordenador do Curso) e Francisco Sampaio (Presidente da ANM) posam com alguns dos alunos no Encerramento do Curso

Confira a programação completa da primeira edição do Curso de Atualização em Medicina, Cirurgia e Ciências Aplicadas da ANM:

  • 06 de agosto

17:00 – História da ANM e Apresentação do Curso – Acadêmicos Francisco Sampaio e Paulo Buss18:00 – A Saúde no Brasil em 2030 – Prof. José Carvalho de Noronha (Fiocruz)

  • 13 de agosto

17:00 – Primeiro Atendimento no AVE Isquêmico – Acadêmico Sérgio Novis18:00 – A Telemedicina e as Perspectivas de uma Realidade Próxima em Educação, Assistência e Pesquisa – Prof. Chao Lung Wen (USP)

  • 20 de agosto

17:00 – Visita à ANM (Acadêmico Orlando Marques Vieira) e Chá com Acadêmicos18:00 – Simpósio Financiamento à Pesquisa e à Pós-Graduação. Problemas e Perspectivas Face à Nova Realidade Econômica

  • 27 de agosto

Sem atividades

  • 03 de setembro

17:00 – Diarréias Agudas – Acadêmico José Galvão Alves18:00 – Programa Mais Médicos e Mais Especialistas – Prof. Florentino Cardoso (Associação Médica Brasileira)

  • 10 de setembro

17:00 – Abdome Agudo – Acadêmico Delta Madureira Filho18:00 – A Beleza e a Feiúra: O que há de objetivo quando se analisa o subjetivo? – Acadêmico Ricardo José Lopes da Cruz

  • 17 de setembro

17:00 – Afecção Abdominal no Idoso – Acadêmico Samir Rasslan18:00 – Como Escolher e Ler Artigos Científicos – Prof. Luiz Jorge da Conceição Júnior (Coordenador do Curso de Atualização)

  • 24 de setembro

17:00 – Trauma Torácico: Atendimento Pré-Hospitalar – Acadêmico Rui Haddad18:00 – Desafios Globais da Pesquisa em Saúde – Prof. Reinaldo Guimarães (Associação Brasileira de Química Fina)

  • 1º de outubro

17:00 – Diabetes Mellitus – Dra. Anna Gabriela Fuks (Regional RJ da Sociedade Brasileira de Diabetes)18:00 – Autopsia Virtual como Instrumento de Pesquisa e Ensino: O Caso de D. Pedro I – Prof. Paulo H. M. Saldiva (USP)

  • 08 de outubro

17:00 – O ECG na Emergência – Acadêmico Carlos Gottschall18:00 – Desafios no Desenvolvimento de Novos Tratamentos Anticâncer no Brasil – Acad. Gilberto Schwartsmann (UFRGS)

  • 15 de outubro

17:00 – Infarto Agudo do Miocárdio – Acadêmico Cláudio Benchimol18:00 – O Museu do Amanhã: Projeto de um Museu Contemporâneo de Ciência – Prof. Luiz Alberto Oliveira (Curador do Museu do Amanhã)

  • 22 de outubro

17:00 – Uso de Antibióticos na Prática Clínica – Acadêmico Celso Ramos Filho18:00 – Riquezas e dificuldades pouco conhecidas da Amazônia Brasileira – Acadêmico José Rodrigues Coura18:30 – A evolução da cirurgia do rejuvenescimento facial na virada do século XXI – o Período Dourado – Prof. Brunno von Ristow (Pacific Medical Center – EUA)

  • 29 de outubro

17:00 – Chá com Acadêmicos18:00 – A eletroconvulsoterapia – Acadêmico Antonio Egidio Nardi18:30 – 60 anos de antidepressivos: há algo novo? – Prof. Ricardo Moreno (USP)

  • 05 de novembro

17:00 – Relação Médico-Paciente – Acadêmico José Camargo18:00 – Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer: um modelo de sucesso em atendimento e pesquisa – Acadêmico Paulo Niemeyer Filho

  • 12 de novembro

17:00 – Semiologia em Pneumologia – Acadêmico José Manoel Jansen18:00 – Olhando a clínica e a cirurgia com os olhos da ciência médica básica: como era e como se traduz hoje em medicina translacional – Acad. Antonio Paes de Carvalho

  • 19 de novembro

17:00 – TCE – Dr. Flavio Nigri (UERJ)18:00 – As doenças transmitidas por Aedes no Estado do Rio de Janeiro: Planos de contingência e perspectivas de controle – Dr. Alexandre Chieppe (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro)

  • 26 de novembro

17:00 – Encerramento do Curso e Chá com Acadêmicos18:00 – Debate: “Morte assistida por médicos: você é contra ou a favor?” – Acadêmico Daniel Tabak e Dr. Sergio Zaidhaft (UFRJ)

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.