ANM inaugura espaço que abrigará Centro da Memória Médica

29/11/2018

Foi realizada na tarde de hoje (29) a inauguração do espaço que abrigará o Centro da Memória Médica. Estiveram presentes na cerimônia Acadêmicos e autoridades das mais diversas áreas, sinalizando uma nova etapa da história da Academia Nacional de Medicina.

O Museu da Academia Nacional de Medicina, dedicado a divulgar a memória da Medicina no Brasil, possui cerca de 1.600 peças divididas em nove coleções: instrumentos médicos, artes plásticas, filatelia, artes decorativas (mesas e cadeiras datadas da época do Império), medalhas e coleção de óculos (composta por pares de óculos pertencentes a médicos, escritores, intelectuais e políticos). Já a Biblioteca possui aproximadamente 11 mil títulos nacionais e estrangeiros, que englobam livros, teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Anais da Academia Nacional de Medicina (periódico mais antigo do Brasil em circulação) e obras raras, como o Erário Mineral, o mais antigo livro sobre Medicina editado no Brasil, de autoria do Dr. Luís Gomes Ferreira, datado de 1735. Este acervo, que faz parte do patrimônio cultural do Brasil, será o principal objeto de preservação do Centro da Memória médica, objeto do convênio.

Acadêmicos na inauguração do espaço do Centro da Memória Médica

A construção do Centro da Memória Médica é considerada uma etapa vital da conservação e divulgação deste acervo, proporcionando estrutura física e visibilidade para o mesmo. Sua construção, considerada principal justificativa para a doação do terreno que abriga a sede da instituição, foi pleiteada por inúmeras administrações da ANM.

A construção do Centro da Memória Médica reforça a necessidade de democratização no acesso da população a este acervo de importância histórica imensurável, ideal presente na Missão da instituição e em seus principais documentos constitutivos.Estiveram presentes na solenidade Acadêmicos, autoridades e convidados. 

O Centro da Memória Médica ficará localizado na Avenida General Justo, 375, em contiguidade com a sede da Academia Nacional de Medicina, no Centro do Rio de Janeiro.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.