ANM recebe alunos de Medicina da UFRJ para aula inaugural

09/03/2018

O Acadêmico Orlando Marques Vieira realizou, na última sexta-feira (9), uma visita guiada pelas instalações e áreas da Academia Nacional de Medicina para os alunos do primeiro período de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostrando o acervo de objetos históricos da ANM e debatendo aspectos da Instituição e da Medicina no Brasil.

A visita teve início no Hall de Entrada da ANM, onde o Acadêmico discorreu, durante alguns minutos, sobre informações históricas da Instituição, como a fundação em 1829, ainda no Império, suas mudanças de nome, sua missão e alguns aspectos do seu funcionamento cotidiano. No mesmo espaço, foi apresentada a coleção de bustos de importantes figuras da Medicina brasileira, como Fioravanti Alonso di Piero, Antônio Fernandes Figueira, Mário Pinotti, entre outros.

Seguindo pelo imponente Salão Nobre, onde acontecem o Chá Acadêmico das quintas-feiras e os coquetéis e jantares de confraternização, o Prof. Orlando Marques Vieira apresentou detalhes do mobiliário – datado da época do Império -, a vasta coleção de óculos pertencentes não apenas a médicos, mas também a escritores, intelectuais e políticos, e os três painéis alocados no Salão. O primeiro retrata a outorga da licença para o funcionamento da primeira faculdade de medicina do Brasil, em Salvador; o segundo, a reunião para a fundação da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, que mais tarde viria a se tornar a Academia Nacional de Medicina; e o último retratando aspectos da primeira campanha de Saúde Pública no Brasil, organizada por Oswaldo Cruz.

No Salão Nobre da ANM, o Acad. Orlando Marques Vieira junto aos estudantes

A visita seguiu pelo Estar Acadêmico, onde os membros da ANM se reúnem de modo informal para conversas e trocas de ideias e opiniões, e a antessala da Presidência, ambos com mobiliário moderno e pinturas retratando médicos ou realizadas por médicos. Na Sala da Presidência, explicou alguns aspectos do mobiliário, com destaque para a galeria dos ex-Presidentes da Instituição.

O Acad. Orlando Marques Vieira durante a visita guiada aos estudantes da UFRJ

No Anfiteatro Miguel Couto, local onde se realizam as Sessões da ANM, o palestrante explicou como ocorrem as Sessões, as posições que ficam a Mesa-Diretora, os demais Acadêmicos, os convidados e Palestrantes, além do público visitante. Além da ANM, a atividade incluiu visitas a outras instituições que são referência para a memória da medicina no Brasil.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.