ANM se reúne com ANAGO para para debater a saúde da mulher

28/03/2024
Secretário-Geral Acad. Omar Lupi, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Acad. Jorge Rezende Filho e Presidente da ANAGO Prof. César Eduardo Fernandes em Simpósio sobre Saúde da Mulher.
Secretário-Geral Acad. Omar Lupi, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Acad. Jorge Rezende Filho e Presidente da ANAGO Prof. César Eduardo Fernandes.

No mês em homenagem às mulheres, é importante discutir a saúde das mesmas. Organizado pelos Acadêmicos Jorge Rezende Filho e Maurício Magalhães, e o Presidente da Academia Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (ANAGO), Prof. César Eduardo Fernandes, o Simpósio A Saúde da Mulher e as Academias (ANM/ANAGO) abordou a menopausa, violência obstétrica, prevenção do câncer de mama, o papel das vacinas, as pesquisas relacionadas à saúde feminina e o futuro.

O Professor César Eduardo Fernandes abriu as apresentações com o tema “Assistência da Mulher Climatérica”, abordando os cuidados necessários nesse período que antecede e precede a menopausa. Ele citou os tratamentos disponíveis, ressaltando a Terapia de Reposição Hormonal. Em seguida, o tema “O papel das vacinas na promoção à saúde da mulher” apresentado por Cecilia Roteli mostrou quais as principais vacinas para as mulheres, em diferentes idades, passando desde a adolescência até a terceira idade.

Ao abordar a saúde da mulher, não poderia faltar uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama. O Dr. Henrique Salvador apresentou o tema “Avanços na Prevenção do Câncer de Mama”, discutindo os fatores de risco, os exames preventivos, como o rastreamento por imagem para obter diagnóstico precoce, e os fatores associados à redução de riscos. 

Acadêmicos durante a apresentação do Prof. Marcelo Zugaib em Simpósio sobre Saúde da Mulher.
Acadêmicos durante a apresentação do Prof. Marcelo Zugaib.

Para a segunda parte do simpósio, a Acadêmica Fernanda Tovar-Moll explorou o tema “Recentes Processos na Pesquisa Relacionada à Saúde da Mulher”, ressaltando que apesar de não ser sua área de atuação, o foco seria as políticas da pesquisa para o melhoramento da saúde da mulher. A Acadêmica analisou a forma que as doenças atingem as mulheres e apresentou estudos que tiveram o foco em entender e melhorar a saúde feminina, e não apenas dos órgãos femininos. Com isso, ela apresenta o investimento de diferentes países em programas voltados para o cuidado com a saúde da mulher. 

Um tema muito importante para o debate sobre a saúde da mulher é a “Violência Obstétrica”, apresentada pelo Professor Marcelo Zugaib. Nesta apresentação, ele abordou os diferentes tipos de violência, o conceito de violência obstétrica e o aumento de pesquisas sobre o assunto nos últimos anos, e a assistência médica às pacientes no momento do parto.

Um dos principais pontos abordados durante todo o simpósio foram as questões da saúde da mulher que vão além do ginecológico. A Drª. Maria Celeste Osório Wender ressaltou que o bem estar físico, social e emocional, a saúde mental em geral, as diferenças sociais e a qualidade da vida sexual também são o foco quando é pensado os cuidados da mulher. Ela apresentou o tema “Avanços e desafios no cuidado à saúde feminina”, em que destacou os avanços relacionados à diminuição da mortalidade materna, o aumento da expectativa de vida, a importância da vacinação, os métodos contraceptivos, a reprodução e a legislação referente às mulheres. Quanto aos desafios, a médica citou o câncer de colo de útero, que ainda é muito presente no Brasil, gravidez na adolescência e violência contra mulher.   

Finalizando a noite de apresentações, o Acadêmico Jorge Rezende Filho explicou sobre “A Obstetrícia e os desafios da Agenda 2030 da OMS”, ressaltando os principais objetivos da Organização Mundial de Saúde nesse âmbito e onde é possível ver alguns avanços, principalmente em assuntos como pré-eclâmpsia, parto pré-termo, violência doméstica e aborto legal. 


Os Acadêmicos puderam expressar sua opinião ao final da Sessão. Para assistir o Simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.