Exposição Babel (IN)Finita

19/09/2023

A exposição Babel (In)finita oferece ao visitante uma viagem pela história da literatura ocidental. A proposta é uma visita a uma seleção de obras do acervo do Acadêmico Gilberto Schwartsmann, para isso, ele trouxe cerca de 300 obras de sua coleção, entre raridades e primeiras edições, desde os primórdios da palavra escrita – “A epopeia de Gilgamesh”, “A Bíblia Sagrada”, “Ilíada” – até tempos mais recentes, como as primeiras edições de “Em busca do tempo perdido” e “Ulisses”. 

O percurso da mostra ocorre através dos textos – em português, inglês e espanhol – e olhares do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), com a curadoria de Facundo Sarmiento. É Borges quem nos recebe e nos leva através de um labirinto de espelhos e painéis hexagonais que remetem a “A Biblioteca de Babel” – famoso conto do livro “Ficções” (1944), de Borges, no qual o autor sugere que o universo é uma biblioteca infindável. A artista Zoravia Bettiol fez desenhos em bico de pena, originais, para ilustrar os painéis.

Neste vídeo, o Acad. Gilberto Schwartsmann explica a sua motivação em realizar a exposição, a escolha da Academia Nacional de Medicina para recebê-la, a escolha das obras e a inspiração em Jorge Luis Borges como personagem principal desta viagem.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.