Busca por artigos científicos na Internet é tema do Curso de Atualização da ANM

19/09/2015

Na segunda parte das atividades do Curso de Atualização da ANM no dia 17 de setembro, os alunos assistiram a uma aula sobre a busca por Artigos Científicos na Internet, ministrada pelo Coordenador Pedagógico do Curso, Dr. Luiz Jorge da Conceição Júnior. O palestrante começou apresentando definições: o que é conhecimento e quais são os tipos existentes (senso-comum filosófico, religioso e científico), o que é conhecimento científico, o que é ciência e o que é artigo científico.

Em seguida, resumiu a história da ciência e de suas formas de pensamento, da pré-história até os dias atuais. Também foi abordado o desenvolvimento das formas de transmissão do conhecimento científico, desde as cartas pessoais trocadas entre cientistas, passando pela criação de Sociedades Científicas e a publicação de seus Anais, até o surgimento das primeiras Revistas Científicas. O Dr. Luiz Jorge da Conceição Júnior destacou a diferença entre Divulgação Científica (para os leigos) e Comunicação Científica (feita entre os pares especialistas) e informou que, atualmente, a Comunicação, realizada através de artigos científicos, pode se dar de quatro formas: entre cientistas, do cientista para o profissional, do profissional para o cientista e do profissional para o profissional. “Considerando a quantidade expressiva de periódicos científicos existentes na atualidade e o limitado tempo que temos para leitura, saber qual é o público para o qual a revista ou o artigo estão direcionados é um fator importante para a escolha daquilo que será lido”, afirmou o palestrante.

Na sequência, o Dr. Luiz Jorge da Conceição Júnior exemplificou os principais tipos de artigos existentes nos periódicos científicos (artigo original, comunicação breve, relato de caso, carta ao editor, editorial, resenha, consensos e artigos de revisão) e explicou, também, o funcionamento editorial (desde o envio do texto, pelo autor, passando pela revisão por pares, até a aceitação para publicação) e as classificações (por área, por tema e por nível) destes periódicos. O palestrante ressaltou como estes artigos são indexados em bases de dados (LILACS, Medline, Pubmed, entre outras) e apresentou exemplos de pesquisas nestas bases com o intuito de encontrar artigos, temas e periódicos específicos. Por fim, houve uma interação bastante interessante entre os participantes da atividade.

O Dr. Luiz Jorge da Conceição Júnior é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e especialista em Medicina do Exercício e do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. Também possui especialização em Gestão em Saúde pela FGV e cursa mestrado em Ensino de Ciências pelo IFRJ. Atualmente, além de médico e fisiologista, é Coordenador de Atualização Profissional da Clínica Medsport, Diretor de Divulgação da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do RJ (SMEERJ), Coordenador de Mídias Digitais da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), editor-chefe do Jornal de Medicina do Exercício e Professor Convidado de Pós-graduações em Medicina do Esporte.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.