Câncer – Sistema imune e COVID

11/06/2020

Será que pacientes com câncer são mais afetados pela Covid-19? E o que acontece quando esses pacientes, com o sistema imune deprimido, são infectados pela Covid? Há mais óbito?

O imunologista Jorge Kalil, da USP e do Incor, apresentou estudo sobre 1.524 pacientes de Wuhan que tiveram câncer, comparando-os à população em geral. Os resultados mostraram que pacientes com câncer tiveram o dobro de incidência de Covid. Esta incidência pode ser em virtude do sistema imunológico ou por terem ido a hospitais e acabaram se contaminando. Sobre a letalidade, houve um aumento de 25% nos óbitos de pacientes com tumores sólidos e 37% a mais em pacientes com doenças hematológicas associadas à Covid.

O acadêmico Daniel Tabak mostrou dados de estudos chineses sobre Covid-19 e incidência em pacientes com câncer. Os estudos mostram resultados sobre o uso da ventilação invasiva em pacientes oncológicos, gravidade da doença, tratamento antitumoral e a mortalidade por Covid. Tabak conclui que o indivíduo deve ser avaliado de acordo com uma série de fatores que inclui a idade, o índice de massa corpórea e o seu sistema imune.

O simpósio “Oncologia em tempos de pandemia” foi organizado pelo ex-presidente da Academia Nacional de Medicina, Francisco Sampaio, e o acad. Paulo Hoff, no dia 28/5.

USP – Universidade de São Paulo @FMUSP InCor – Instituto do Coração do HCFMUSP SBI – Sociedade Brasileira de Imunologia

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.