Diarreia associada ao uso de antibióticos

12/11/2013

Parece estranho que o remédio seja a causa da doença, mas se você teve diarreia alguns dias após terminar um tratamento com antibiótico, provavelmente ela foi causada pela bactéria Clostridium difficile. Isso acontece porque o antibiótico mata as bactérias “do bem” que povoam o intestino, abrindo espaço para esta invadir e colonizar. A contaminação é facilitada, pois ela forma esporos, que ficam latentes no ambiente por meses e não morrem com detergentes comuns (daí o nome: difficile).

Apesar de não costumar provocar infecções severas em pessoas saudáveis, seus esporos são uma importante fonte de surtos hospitalares, onde pode ser bem grave.

Na sessão de 07/11/2013, o Dr. Nelson Gonçalves Pereira, médico da Santa Casa e da UFRJ, apresentou os recentes progressos no combate à infecção.

O médico mostrou que a bactéria pode ser combatida com uma nova batelada de antibióticos, de acordo com a gravidade da doença. No entanto, o tratamento que surte melhor efeito é o transplante de micróbios fecais (retirados das fezes de doadores saudáveis). Outra forma de repopular o intestino seria consumindo probióticos, no entanto, Pereira afirma que ainda faltam estudos científicos controlados para confirmar a eficácia destes.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.