Doris Rosenthal empossada como Honorária Nacional na Academia Nacional de Medicina

12/11/2015

No dia 12 de novembro, tomou posse como Honorária Nacional da Academia Nacional de Medicina a endocrinologista Dra. Doris Rosenthal. Conduzida ao Anfiteatro Miguel Couto por uma comissão formada pelos Acadêmicos Antonio Paes de Carvalho, Eliete Bouskela, Wanderley de Souza e Walter Araujo Zin, a empossada recebeu a medalha e o colar acadêmicos das mãos do Presidente Francisco Sampaio, enquanto o diploma foi entregue pelo ex-Presidente Pietro Novellino.

Coube ao Acadêmico Marcello André Barcinski realizar o discurso de saudação, em que ressaltou a relevância de vida e obra da Honorária Nacional. A Dra. Doris Rosenthal, por sua vez, mostrou-se honrada com a oportunidade de fazer parte da Academia Nacional de Medicina e agradeceu aos envolvidos em sua trajetória. Por fim, o Presidente Francisco Sampaio lembrou que, apesar de aposentada por idade desde 2002, a Dra. Doris Rosenthal continua trabalhando Ao final da cerimônia, os convidados participaram do Chá Acadêmico.

Doris Rosenthal graduou-se em Medicina, em 1957, pela Universidade do Distrito Federal, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), em 1975, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado no INSERM, França (1978). Atua como professora-pesquisadora do Laboratório de Fisiologia Endócrina, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Tem experiência na área de Endocrinologia e Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: tireoide, envelhecimento, hipófise e interação tireoide-gônadas-hipófise.

Presidente Francisco Sampaio, Doris Rosenthal e Acadêmico Pietro Novellino, ex-Presidente da ANM
Acadêmicos Marcello Barcinski e Carlos Mandarim-de-Lacerda com a Honorária Nacional Doris Rosenthal

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.