Dr. Talvane Marins de Moraes recebe título de Honorário Nacional da ANM

13/03/2018

Em Solenidade realizada na última terça-feira, 13 de março, a Academia Nacional de Medicina outorgou o título de Honorário Nacional ao especialista em Psiquiatria Forense e Medicina Legal, Talvane Marins de Moraes. Conduzido ao Anfiteatro Miguel Couto pela comissão de honra formada pelos Acadêmicos Pietro Novellino, Omar da Rosa Santos, José Galvão-Alves, José Carlos do Valle e Antonio Egídio Nardi, o Dr. Talvane recebeu as insígnias acadêmicas das mãos do Presidente Jorge Alberto Costa e Silva.

A mesa diretora da solenidade durante a execução do Hino Nacional: o Dr. Francisco Horta e os Acads. Pietro Novellino, José Galvão-Alves, Jorge Alberto Costa e Silva (Presidente). Antonio Egidio Nardi, Francisco Sampaio e Omar da Rosa Santos

Em seu discurso de saudação, o Acadêmico Adolpho Hoirisch se referiu ao empossado, seu colega de turma na Faculdade Nacional de Medicina, como “um profissional de competência ímpar, digno dos maiores encômios”. O novel honorário foi coordenador do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da ABP e pertence às Câmaras Técnicas de Perícias Médicas e Médico Legal da Medicina Legal do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. O Acadêmico classificou o homenageado como “um dos maiores mestres das ciências interinfluidas: do direito e da medicina legal, em suas diferentes ramificações”, e elogiou sua incessante busca pela educação continuada, através de atualização e aperfeiçoamento.

O Honorário Nacional Talvane Marins de Moraes

O Acadêmico Adolpho Hoirisch saudou o colega com eloquente discurso

Versou brevemente sobre a atividade pericial que Dr. Talvane desempenha, ressaltando que se trata de uma função cujo “dever também é discordar de outro colega no que tange suas conclusões”. A respeito de tais discordâncias, o psiquiatra ressaltou que estas devem vir embasadas na educação, no respeito, no conhecimento profundo e na experiência, concluindo que tais características norteiam as ações do confrade.

Ao proferir seu discurso de posse, Dr. Talvane, após discorrer sua trajetória pessoal e profissional, afirmou que ser Honorário Nacional da ANM é “uma honraria de acréscimo pessoal e profissional, estando muito agradecido por ser parte desta prestigiosa e ilustre Academia”. Comparou a emoção de estar ingressando na instituição à experimentada há 58 anos, quando tomou conhecimento de sua aprovação no vestibular da Faculdade Nacional de Medicina: “Tais sentimentos representam a consumação de sonhos acalentados e alimentados durante toda a minha vida”.

O Honorário Nacional Talvane Marins de Moraes

O psiquiatra forense relembrou como se deu o interesse e encantamento pela especialização em psiquiatria ao final do curso médico, o que classificou como “um fascínio por entender as pessoas nas suas singularidades”. Citou, ainda, sua experiência profissional no Manicômio Judiciário Heitor Carrilho, onde conheceu a “especial aplicação do conhecimento psiquiátrico, a perícia psiquiátrica”. Agradeceu, por fim, aos familiares, colegas de turma da Faculdade Nacional de Medicina, entre eles os Acadêmicos Adolpho Hoirisch e Eustachio Portella Nunes, e ao Presidente Jorge Alberto Costa e Silva.

Ao final da cerimônia, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva mencionou a biografia do homenageado e ressaltou sua contribuição à prática psiquiátrica, além de sua compreensão e reflexão sobre ética e comportamento humano prático moral, afirmando que se trata de “um grande psiquiatra e profundo conhecedor da ética e da moral”.

Destacou a contribuição que o Dr. Talvane de Moraes pode dar à Academia Nacional de Medicina, em especial na discussão e a reflexão do que vem a ser a Medicina no século XXI, o parabenizando pela brilhante carreira profissional. Em seguida, Acadêmicos e convidados interagiram e cumprimentaram o novo Honorário durante coquetel no Salão Nobre da instituição.

O Presidente Jorge Alberto Costa e Silva fez a entrega do diploma ao Honorário Nacional Talvane Marins de Moraes

Talvane Marins de Moraes nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1966) e graduação em Direito pelo Instituto Metodista Bennett (2004). Especializou-se em Psiquiatria também pela UFRJ (1967). Possui dezenas de produções bibliográficas, publicações em jornais e revistas especializadas, e artigos acadêmicos. É membro de diversas Sociedades Médicas e de Direito, sendo um dos fundadores da Associação Brasileira de Psiquiatria (1965). Atuou em diversos hospitais, universidades e cargos públicos. Atualmente, é Pesquisador do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Professor de Psiquiatria Forense e Vice-Presidente da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e Professor de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.