Área do acadêmico Transmissão ao vivo
EnglishPortuguêsEspañol

Eliete Bouskela é eleita para Academia Europeia de Artes e Ciências

16/03/2014

A acadêmica Eliete Bouskela acaba de ser eleita para a Academia Europeia de Artes e Ciência como membro titular na área de Medicina. Professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e presidente do Conselho Superior da Faperj, Bouskela é ainda membro da Academia Francesa de Medicina.

Fundada em 1985 em Salzburg, Áustria, por Felix Unger (cirurgião cardíaco), Franz Cardinal König (Arcebispo de Viena) e Nikolaus Lobkowicz (filósofo e cientista político), a Academia Europeia de Ciências e Artes tem membros em sete áreas: Artes; Humanidades; Medicina; Ciências Naturais; Ciências Sociais, Direito e Economia; Ciências Técnicas e Ambientais e Religiões de 74 países, 29 Prêmios Nobel (oito em Física, oito em Química, sete em Medicina, três em Economia e três da Paz) e até agora dez membros da América Latina (sete da Argentina, dois do Chile e um da Colômbia). Entre os membros da América Latina, há apenas um argentino na área de Medicina.

Eliete Bouskela dedica-se à área de fisiologia cardiovascular (microcirculação) e pesquisa clínica, com foco principal na regulação da reatividade microvascular nos choques séptico e hemorrágico, e disfunção endotelial e microvascular em diabetes e obesidade.

Em 1994, a médica fundou o Laboratório de Pesquisas em Microcirculação (LPM), na Uerj, para avaliar pacientes e modelos experimentais de doenças. Sua hipótese de trabalho é que a disfunção microvascular e endotelial precede a disfunção macrovascular. O LPM investiga, em pacientes, doenças reumatológicas e cardiometabólicas (diabetes mellitus, hipertensão, síndrome metabólica, obesidade e sobrepeso). Os resultados dos estudos desenvolvidos pela médica mostram que, mesmo que ainda não estejam obesas, mulheres jovens com sobrepeso já apresentam problemas na microcirculação.

(Com informações da Faperj)

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.