Em reconhecimento a uma vida dedicada à psiquiatria

12/03/2014

O acadêmico e ex-Presidente Prof. José Leme Lopes foi homenageado com editorial na Revista Brasileira de Psiquiatria, cujo fator de impacto é de 1,8. A homenagem é em comemoração aos 60 anos de publicação de seu livro “As dimensões do diagnóstico psiquiátrico”. Livro que é referenciado em todo o mundo quando se estuda o diagnóstico dos transtornos mentais.

Assinado pelo também academico Antonio Nardi, o editorial destaca a tese do ex-Presidente que remonta ao ano de 1954, cujo excelência se transformou em livro publicado no mesmo ano. O conteúdo aborda as dificuldades na precisão do diagnostico de doenças psiquiáticas e de forma magnífica, segundo o editorial, domina cada ponto na validação de um diagnostico psiquiátrico: desde a entrevista psiquiátrica, a história dos sintomas, os exames psicopatológicos e físicos, a história familiar e individual, entre outros aspectos.

Breve biografia – José Leme Lopes nasceu no Rio de Janeiro em 1904. Doutor em Medicina em 1928 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. FoSe tornoui membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 13 de abril de 1961. Foi Presidente em duas diferentes gestões (1971-72 e 1979-81). Professor Catedrático e depois Emérito de Psiquiatria da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Diretor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ. Professor de Psiquiatria em várias escolas do Rio de Janeiro. Membro da Liga Brasileira de Higiene Mental. Membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria e Higiene Mental. Membro Fundador e Presidente da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.