Marco Antonio Raupp visita ANM

23/03/2012

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, visitou a Academia Nacional de Medicina no dia 22 de março de 2012 e trouxe para o debate com os acadêmicos algumas importantes reflexões e estratégias que pretende adotar à frente do MCTI.

Matemático de formação e considerado como físico, Raupp relembrou sua participação na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, onde teve os primeiros contatos com ciências médicas.  Destacou a discussão posterior sobre a Lei de Experimentação Animal, momento em que aprendeu muito com os grupos que defendiam a institucionalização da pesquisa com animais de laboratório. “Assim vi um outro lado da ciência. Isso me enriqueceu bastante a visão que tenho da ciência, as demandas e necessidades da área”, ressaltou.

Segundo ele, a política de C&T, não é uma política de governo, mas uma política de estado, pois se perpetua de governo para governo e isso, em sua visão, é muito positivo para a ciência brasileira, mesmo com divergências políticas ou ideológicas.

Ressaltou ainda em sua conversa com a comunidade médica a importância da formação de recursos humanos que, segundo ele, é vital para o estabelecimento de uma base científica. Outra questão é a capacitação do sistema nacional de ciência e tecnologia que é o produtor de conhecimento. “Precisamos cada vez mais que a ciência tenha um papel decisivo no desenvolvimento econômico”, afirmou. Assim, criou-se o sistema de recursos humanos e infraestrutura laboratorial e de pesquisa. Segundo Raupp, “esses devem ser sempre nossos nortes, permanentemente perseguidos por uma política nacional de Ciência e Tecnologia”.

Para ele, um grande desafio ainda é chegar até os agentes produtores. Além disso, destacou que as Academias não podem ficar olhando para si mesmas, mas procurar atender a sociedade, concluiu Raupp.

Ministro Raupp visita a ANM

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.