Maurício Younes Ibrahim e José Hermógenes Rocco Suassuna são eleitos Membros Titulares da ANM

16/08/2018

Em Sessão Secreta da última quinta-feira, 16 de agosto, os Drs. Maurício Younes Ibrahim e José Hermógenes Rocco Suassuna foram eleitos Membros Titulares da Academia Nacional de Medicina. 65 Acadêmicos participaram da votação, tendo sido registrados 33 votos por correspondência, em um total de 98 votos válidos.

O Professor Maurício Younes Ibrahim ocupará a Cadeira de nº 2 da Secção de Medicina, cujo Patrono é Miguel da Silva Pereira. A Cadeira foi ocupada anteriormente pelo Acadêmico Sérgio Augusto Pereira Novis, que passou à categoria de Membro Emérito em 20 de outubro de 2016.

Maurício Younes Ibrahim graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, em 1981. Especializou-se em Nefrologia em instituições nacionais e internacionais. É Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido Chefe do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Ciências Médicas da mesma instituição. Foi pesquisador associado e consultor do CNPq e atualmente coordena o Laboratório Integrado de Nefrologia LINN, com projetos de pesquisa em Fisiopatologia Celular.

A Cadeira de nº 42 da Secção de Medicina, cujo Patrono é João Pizarro Gabizo, será ocupada pelo Dr. José Hermógenes Rocco Suassuna. Seu ocupante anterior foi o saudoso Acadêmico e Nefrologista Nestor Schor, falecido em 3 de fevereiro de 2018.

José Hermógenes Rocco Suassuna graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e obteve os títulos de Mestre em Nefrologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de Doutor em Ciências (Microbiologia e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professor Titular de Nefrologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenador da Unidade Docente-Assistencial de Nefrologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto e ocupa o cargo de Diretor Científico da Kidney Assistance.

Encerrada a votação, foi realizado tradicional coquetel com os candidatos eleitos no Salão Nobre da Academia Nacional de Medicina, ocasião na qual receberam os cumprimentos dos Acadêmicos e convidados.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.