Miguel Srougi toma posse como Honorário da ANM

30/05/2017

Em Sessão Solene realizada na terça-feira, 30 de maio, o Dr. Miguel Srougi, do Hospital Sírio-Libanês tomou posse como Honorário Nacional na Academia Nacional de Medicina. Diante de auditório repleto de familiares, amigos, colegas de trabalho e Acadêmicos, o Professor foi conduzido pela Comissão formada pelos Acadêmicos Luiz Felippe de Queiros Mattoso, Carlos Américo de Barros e Vasconcelos Giesta, Fernando Pires Vaz, Rubens Belfort Mattos Jr., José Gomes Temporão e Fabio Biscegli Jatene. Dentre os convidados estavam Acadêmicos, familiares e diversas autoridades que prestigiaram não só o médico, mas o amigo Miguel Srougi.

Mesa Diretora da solenidade de posse do Dr. Miguel Srougi como Honorário da ANM. Da esquerda para a direita: ex-Governador Ciro Gomes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, Ministro do Supremo Tribunal Federal Dr. Marco Aurélio Mello, Presidente Acadêmico Francisco Sampaio, ex-Presidente Pietro Novellino, Secretaria de Estado da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, Diretor da Faculdade de Medicina da USP Dr. José Otavio Costa Auler Jr. E Benemérito da ANM Dr. Pedro Grossi Jr.

Após proferir o tradicional Juramento Acadêmico, que fala sobre a lealdade e a fraternidade dos membros da Academia Nacional de Medicina, Miguel Srougi recebeu do Presidente Acadêmico Francisco Sampaio, o Colar e Medalha Acadêmica e o Diploma Acadêmico.

Dr. Miguel Srougi recebe a Medalha Acadêmica do Presidente Francisco Sampaio
Entrega do Diploma Acadêmico

O Presidente Francisco Sampaio foi, ainda, responsável por proferir o discurso de saudação a Miguel Srougi. Em seu discurso, além de apresentar a trajetória profissional do honorário, ressaltou sua atuação como cirurgião, tendo este sido responsável por mais de 4 mil operações realizadas em câncer de próstata em mais de 40 anos de profícua carreira. Afirmou que a Academia Nacional de Medicina recebe entre seus pares ilustre médico, que pode ser classificado como um dos maiores médicos do país, tamanha sua competência e notabilidade. Na sequência do Presidente Francisco Sampaio, o Acadêmico Silvano Raia foi convidado a proferir algumas palavras em homenagem ao empossado. Classificou Miguel Srougi como o exemplo máximo do ideal de médico e professor, destacando sua dedicação aos pacientes.

Acadêmico Silvano Raia durante seu discurso

Em seu breve e objetivo discurso de posse, Miguel Srougi afirmou que não gostaria de tornar aquele um momento para falar de si: dedicou grande parte de seu discurso a agradecer a todos aqueles que participaram de sua trajetória pessoal e profissional. Ao final de seu discurso, Miguel Srougi chamou atenção para a responsabilidade social que os médicos possuem, principalmente diante da grave crise institucional e econômica pela qual passa o Brasil atualmente.

Ao final da solenidade, o Presidente Acadêmico Francisco Sampaio realizou o que chamou de “quebra de protocolo”, fazendo uma breve apresentação de slides, na qual os convidados puderam conhecer um pouco mais da vida do novel Honorário Nacional. Com especial destaque para a família, o Presidente apresentou algumas fotos raras, de momentos divididos com o colega, que o acompanhou em momentos como na sua Posse como Membro Titular da ANM, em 1999.

Posse do atual Presidente Francisco Sampaio, em sua posse como Membro Titular, com Miguel Srougi, em 1999

Miguel Srougi nasceu em 2 de outubro de 1946, em São Paulo. Filho de Josephina Nahas Srougi e Nabih Nakhle Srougi. É casado com Iara Srougi, filósofa de formação, e possui dois filhos: Thomas e Victor. Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1970, com Doutorado e Livre-Docência em Urologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-graduação em Urologia na Harvard Medical School (Boston, EUA), em 1976-1977. Professor Titular de Urologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP (1996-2005) e Professor Titular de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

É autor ou coautor de 507 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas e de 191 capítulos em livros nacionais e internacionais, tendo como linhas de pesquisas “Fatores de Prognósticos e História Natural das Neoplasias Urológicas” e “Tratamento Cirúrgico do Câncer Urológico”. Orientou 29 alunos de Pós-Graduação em Urologia na UNIFESP e na USP e participou diretamente da formação de 230 Especialistas na área de Urologia. É, ainda, autor ou editor de 21 livros científicos.

Atua como Revisor Científico de nove periódicos médicos nacionais e internacionais, como Assessor Científico “Ad Hoc” da FAPESP, CNPq e da American Urological Association. Na Direção da Disciplina de Urologia da FMUSP, estabeleceu intercâmbio internacional com a Harvard Medical School (EUA), Memorial Sloan Kettering Cancer Center (New York, EUA), MD Anderson Cancer Institute (Houston, EUA), Miami University (Miami, EUA), Florida University at Celebration (Orlando, EUA) e South Califórnia University (Los Angeles, EUA). Através de recursos obtidos de Instituições Privadas e Agências de Fomento, criou diversas unidades, como: Unidade de Urologia do Hospital do Rim e Hipertensão da UNIFESP; Setor de Urologia do Hospital São Paulo da UNIFESP; Núcleo da Próstata da UNIFESP; Instituto da Próstata do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Centro de Inovação Tecnológica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Casa do Estudante de Medicina da FMUSP; Laboratório de Investigação Médica 55 da FMUSP e o Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia “Vicky Safra”.

Recebeu 64 prêmios e honrarias na área médica, incluindo o Prêmio Conrad Wessel 2013, concedido pela Fundação Conrad Wessel e Prêmio Anchieta 2014, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Foi agraciado com os títulos de Cidadão Goiano, Rio-Grandense e Paraibano. É Presidente do Conselho Consultivo da Fundação “Criança é Vida”, voltada a ações de educação em saúde para proteção à infância e adolescência em famílias carentes.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.