Outorgas & lançamento do MBA Gestão para Médicos – ANM, IDOMED – Ibmec

 
 
 
     
 
   
16h15

Abertura
Presidente da Academia Nacional de Medicina,
Acad. Rubens Belfort Jr.

   
   
16h30

Outorga do título de Honorário Nacional
Acad. José de Jesus Camargo

   
   
16h45

Dr. Luiz Felippe Judice

   
   
17h

Outorga do título de Honorário Nacional
Acad. Omar da Rosa Santos

   
   
17h15

Dr. Luiz Augusto Freitas Pinheiro

   
   
17h30

Intervalo

   
   
Sessão Ordinária da Academia Nacional de Medicina
XXXII – Ano Acadêmico 192
   
   
18h

Abertura
Presidente da Academia Nacional de Medicina,
Acad. Rubens Belfort Jr.

   
   
18h05

Comunicações da Secretaria Geral
Acad. Carlos Eduardo Brandão

   
   
18h15

Comunicações dos Acadêmicos

   
 
   
 
   
18h30

Lançamento do MBA Gestão para Médicos – ANM, IDOMED-IBMEC
Acad. Rubens Belfort Jr.

   
   
18h35

Apresentação MBA
Acad. Rossano Fiorelli
Dr. Silvio Pessanha Neto

   
   
19h

Comentários

   
   
20h

Encerramento

   
 
     
 
 

MBA PARA MÉDICOS

A Academia Nacional de Medicina, o Instituto de Educação Médica (Idomed) e o Ibmec lançaram o primeiro MBA de Gestão para Médicos. O programa é voltado para a formação de médicos na área de gestão com o objetivo de desenvolver líderes de alto impacto para inovação no setor. 

A iniciativa, segundo o presidente da ANM, Rubens Belfort Jr., vem sendo elaborada há mais de um ano e conta com uma equipe das instituições envolvidas, incluindo a participação de vários acadêmicos. Na ocasião do lançamento, o acadêmico Rossano Fiorelli, e o diretor Nacional de Medicina do Idomed e membro da Academia Nacional de Neurologia, Silvio Pessanha Neto, falaram sobre o pioneirismo da iniciativa.

– Mais de 85% dos médicos brasileiros, recém formados, não têm formação em gestão e empreendedorismo. As vagas em gestão na área Farmacêutica cresceram 63%. Entre 2018 e 2020, as healthtechs cresceram 114% no país, disse Pessanha Neto.

O diretor do Idomed acrescentou que o MBA para médicos reúne três instituições dedicadas à medicina. O Idomed tem mais de 20 anos de experiência, tendo formado mais de seis mil médicos em mais de 130 unidades de saúde parceiras no país. O Ibmec possui 50 anos de tradição no ensino de gestão de negócios e a chancela da ANM e seus quase 200 anos dedicados à medicina.

Com aulas presenciais para networking e discussão de casos, acrescidas de aulas on-line sincrônicas e assíncronas, o MBA em Gestão Médica terá duração de 18 meses, com 450 horas, divididas em quatro módulos trimestrais.

O acadêmico Fiorelli detalhou o conteúdo dos módulos: No primeiro, será oferecido uma visão global sobre negócios em medicina com debates sobre aspectos do mercado global de medicina no Brasil; planejamento estratégico e sustentabilidade da medicina; gestão do sistema médico com abordagem sobre o papel do Estado, o mercado e o consumidor.

 O segundo módulo é destinado a temas que envolvem a gestão estratégica do negócio em medicina com foco em finanças, gestão de pessoas, marketing de relacionamento e uma visão integrada, abrangendo o social, cultural, emocional na prática médica. Arquitetura, design e hotelaria também serão abordados.

No terceiro módulo, Fiorelli explicou que serão aperfeiçoados conceitos sobre gestão de custos por indicadores na área médica; análise e desempenho; gestão de risco e segurança em medicina, gestão de equipes, gerenciamento de mudanças e crises, entre outros temas.

A experiência do paciente será abordada no módulo quatro com aulas sobre bussiness game, business intelligence, cases de healthcare, startups e aplicativos em medicina. Ainda haverá projeto aplicado e, como opcional, um módulo de jornada internacional. São apenas 35 vagas por turma com processo seletivo que será realizado por meio da análise curricular e entrevista com os candidatos. O início das aulas será em 2022.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.