Presidente Jorge Alberto Costa e Silva representa ANM no encontro ALANAM

16/10/2018

Durante os dias 11 e 12 de outubro foi realizada, em Buenos Aires, a XXIII Reunião do Conselho Diretor da ALANAM (Associação Latinoamericana de Academia Nacionais de Medicina, Espanha e Portugal), na sede da Academia Nacional de Medicina da Argentina. Os membros da associação expuseram, debateram e compartilharam conhecimentos sobre os temas selecionados para o evento durante o encontro de 2016, em Madrid: “Atenção Primária de Saúde” e “Câncer: seus aspectos epidemiológicos e socioeconômicos “.

Foto oficial da XXIII Reunião do Conselho Diretor da ALANAM

A ALANAM foi fundada em 1967 pelas Academias Nacionais de Medicina do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru e Venezuela, na cidade de Bogotá, Colômbia. Desde então, as Academias da Bolívia, Costa Rica, Equador, Paraguai e Uruguai foram integradas ao quadro de membros pelo conselho diretor, assim como a Real Academia de Medicina de Espanha e a Academia Portuguesa de Medicina, por suas afinidades históricas e culturais. A Associação tem como objetivo promover a colaboração mútua, científica e técnica entre as Academias-Membro, fomentar a saúde pública e o bem-estar social nos países latino-americanos, o intercâmbio de publicações e trabalhos acadêmicos e a busca por medidas conjuntas em benefício da educação médica e da investigação científica. Desde a fundação da ALANAM, a ANM tem sido sempre ativa nas reuniões e na redação dos documentos oficiais redigidos pela instituição.

O Presidente Jorge Alberto Costa e Silva empenhou-se para comparecer à reunião no segundo dia do evento, representando a Academia Nacional de Medicina brasileira na ausência do Delegado Oficial da ANM junto à ALANAM, Acadêmico José Augusto da Silva Messias, que atua ativamente nos projetos desenvolvidos pela associação. O Prof. Costa e Silva alterou sua agenda de compromissos e participou do encontro discutindo as questões abordadas na companhia de seus pares. O Núcleo de Relações Institucionais Internacionais da ANM, instaurado na gestão do Acad. Costa e Silva, tem como prioridade o comprometimento com a cooperação institucional.

O segundo dia do evento incluiu, além da realização das atividades científicas programadas (o tema abordado foi “Câncer: seus aspectos epidemiológicos e socioeconômicos”), a realização da sessão administrativa que definiu, entre outros tópicos, os temas oficiais para a XXV Reunião, em 2020, e a eleição do novo Presidente para o período de 2018 a 2020, Prof. Horacio Toro Ocampo.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.