Professor Erlo Roth recebe título de Honorário Estrangeiro da ANM

05/04/2018

Em Sessão Ordinária da última quinta-feira, 5 de abril, o Prof. Erlo Roth recebeu o título de Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina. O patologista recebeu das mãos do presidente da ANM, Professor Jorge Alberto Costa e Silva, as insígnias acadêmicas na presença de familiares e amigos.

O Presidente Jorge Alberto Costa e Silva recebeu o Honorário Estrangeiro Erlo Roth no Anfiteatro Miguel Couto

O Acadêmico Milton Ary Meier o saudou, comentando seu vasto currículo e as experiências que compartilharam na juventude, quando estudaram juntos no Colégio de São Paulo, e ao longo do curso universitário. Declarou que “o Prof. Roth saiu do Brasil, mas o Brasil nunca saiu do Prof. Roth” e que a instituição presta uma justa homenagem a este grande médico brasileiro com a outorga do título.

O Acad. Milton Meier fez discurso de saudação ao Honorário Estrangeiro

Em seu discurso de posse, o patologista fez considerações sobre sua infância e o despertar de seu interesse pela medicina, comentando sua trajetória acadêmica e profissional. Considerou uma “gigantesca honra” se tornar Honorário Estrangeiro da ANM e afirmou que jamais em sua vida esperava receber a honra de pertencer a essa prestigiosa entidade.

Dr. Roth falou um pouco sobre suas contribuições para a medicina brasileira, segundo ele pequenas, já que sua carreira foi feita nos EUA. Falou ainda sobre o principal projeto que ainda pretende implementar em sua terra natal, a chamada “Equipe Médica Diagnóstica”. A prática, que vem ganhando terreno no exterior, consiste em, além de fornecer dados laboratoriais, solicitar exames apropriados, realizá-los e discuti-los, para então fornecer ao clínico os diagnósticos correspondentes.

Concluiu agradecendo ao saudoso Acadêmico João Pedro Escobar Marques Pereira, que o nomeou para este título e sempre o apoiou em seus projetos, e ao Acadêmico Milton Meier, a quem conhece há mais de 6 décadas e que sempre acompanhou de perto sua nomeação até a eleição e posse. Finalmente, declarou que “experiências como estas são imperdíveis e inesquecíveis”.

Patologista Erlo Roth recebeu o título da Academia Nacional de Medicina

O Dr. Erlo Roth é brasileiro, nascido em Porto Alegre (RS). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1958). Fez residência em Anatomia Patológica na George Washington University (1964), e em Patologia Clínica no Washington Hospital Center (1961). Desde 2002, é Diretor Médico do laboratório clínico do Doctors Data Inc., em St. Charles, Illinois, e desde 1975 vem se dedicando à gestão da qualidade em laboratórios, assunto sobre o qual vem dando cursos e palestras em vários países.

Participou de inúmeros congressos ao redor do mundo, tem centenas de publicações bibliográficas e é membro de diversas sociedades científicas. Foi Presidente da Illinois Society of Patholgists e da DuPage County Medical Society. Em 1996 e 1997 assessorou o Comitê CTLE-04, do INMETRO, na elaboração das Boas Práticas de Laboratórios Clínicos e de Anatomia Patológica, e em 1998 liderou a implantação do PALC – Programa de Acreidtação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.